Manual de exames

Chlamydia trachomatis, Detecção do DNA por PCR, Vários Materiais

Outros nomes: DNA DA CLAMIDIA PELA TECNICA DE PCR, PESQ, Pesquisa de clamídia em raspado cervical colo uterino , Pesquisa de clamídia em secreção vaginal, Pesquisa de clamídia em urina de primeiro jato, Pesquisa de clamídia por PCR, Pesquisa DNA da clamídia pela técnica de PCR, Clamídia por PCR uretrite, Detecção do DNA por PCR Chlamydia trachomatis, PCR para Chlamydia trachomatis

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

"I - Critérios de realização
- Menores de 18 anos devem obrigatoriamente apresentar o pedido médico.
- Menores de 16 anos precisam obrigatoriamente estar acompanhados por um responsável legal e apresentar o pedido médico para a realização do exame.

PARA MULHERES
- A análise pode ser feita em amostra de urina de primeiro jato, raspado vaginal, raspado endocervical, raspado cérvico vaginal, raspado uretral, raspado anal, raspado de orofaringe, raspado de conjuntiva, aspirado de linfonodo, líquido sinovial e raspado de lesão/úlcera genital.
- O raspado uretral foi substituído por urina de primeiro jato. O teste realizado na urina apresenta a mesma sensibilidade do raspado uretral.
- Para mulheres virgens, recomenda-se a coleta de urina de primeiro jato.
- Antes de realizar a coleta, a cliente pode realizar higiene íntima habitual externa com água e sabonete.
- Para que a urina de primeiro jato possa ser colhida, a cliente precisa ficar sem urinar por um período mínimo de duas horas.
- Em caso de raspado endocervical ou vaginal, os seguintes cuidados têm de ser adotados pela cliente nas 48 horas anteriores à coleta:
-- não usar creme e/ou óvulo vaginal;
-- não utilizar ducha nem fazer lavagem interna;
-- não realizar exame ginecológico com toque e/ou ultrassonografia transvaginal.
-- não manter relações sexuais, com ou sem uso de preservativos.
-- o exame idealmente não deve ser feito durante a menstruação.

PARA HOMENS
- A análise pode ser feita em urina de primeiro jato, raspado anal, raspado de orofaringe, raspado de conjuntiva, raspado de lesão peniana, úlcera genital, aspirado de linfonodo e líquido sinovial. As coletas de material genital masculino são realizadas de segunda a sábado das 7 às 12 horas, na Unidade República do Líbano I.
- O raspado uretral foi substituído por urina de primeiro jato. O teste realizado na urina apresenta a mesma sensibilidade do raspado uretral.

RASPADO CONJUNTIVAL
- O exame pode ser realizado em raspado de conjuntiva colhido no Fleury (Unidade República do Líbano I, exceto aos domingos), ou em material colhido pelo médico solicitante. Colher com swab estéril e enviar o swab em frasco seco estéril, refrigerado, até 7 dias após a coleta.
- Caso o exame seja solicitado para ambos os olhos, há necessidade de fazer dois exames individuais, pois a coleta precisa ser realizada separadamente em cada olho.

- O Fleury não colhe aspirado de linfonodo ou líquido sinovial, mas recebe material colhido pelo médico solicitante. A amostra deve ser acondicionada em frasco estéril seco e enviada refrigerada, até 7 dias após a coleta.

Processamento e adequação da amostra

" - Exames colhidos no Laboratório:
1) Material urina:
- O volume mínimo deve ser 10 mL e o máximo 30 mL;
- Após receber o frasco plástico descartável com o material de urina de primeiro jato, deve-se verificar se o volume está dentro do permitido (10 - 30mL). Caso esteja acima ou abaixo do volume especificado, comunicar o setor responsável (BMO).
Transfira imediatamente a urina para o tubo de Meio Cobas PCR, utilizando a pipeta descartável fornecida. O volume correto de urina é quando o nível fluido estiver entre as duas linhas pretas da etiqueta do tubo.
Feche bem o tubo para evitar vazamentos e inverta o tubo 5 vezes para homogeneizar bem o conteúdo.
- Encaminhar o tubo de Meio Cobas PCR - Urine Sample Kit (Roche) para a BMO entre 2ºC a 30ºC.
- Não é necessário enviar o frasco primário ao setor de Métodos Moleculares.

Nota: Se a amostra de urina não puder ser transferida imediatamente, pode ser armazenada entre 2ºC e 30°C durante um período máximo de 24 horas após a coleta.

Estabilidade da amostra:
-- temperatura ambiente (até 30°C): 24 horas
-- refrigerado (2 a 8ºC): 7 dias;
-- congelado (-20ºC): 30 dias.


2) Material raspado de colo uterino, vaginal, retal ou de orofaringe.
- Enviar o material à seção, em temperatura ambiente até uma semana após a coleta ou sob refrigeração (2-8ºC) até 15 dias após a coleta.

Estabilidade da amostra (em frasco contendo meio de transporte):
-- temperatura ambiente (até 30°C): 7 dias
-- refrigerado (2 a 8ºC): 15 dias;
-- Não congelar.

3) Outros materiais (aspirado de linfonodo, líquido sinovial, raspado conjuntival)
Enviar amostra ao setor no frasco original estéril, refrigerada (2° a 8°C).

Estabilidade da amostra:
-- temperatura ambiente (até 30°C): 24 horas
-- refrigerado (2 a 8ºC): 7 dias;
-- congelado (-20ºC): 30 dias.

4) Lesão ou úlcera genital.
Enviar amostra ao setor no frasco original estéril, refrigerada (2° a 8°C).

Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: não aceitável
Refrigerada (2-8 ºC): 72 horas
Congelada (-20 ºC): não aceitável.

Método

PCR em tempo real

Valor de referência

Não detectado (negativo)

Interpretação e comentários

"A detecção do DNA da Chlamydia trachomatis é útil para estabelecer o diagnóstico deste agente infeccioso de crescimento exclusivo intracelular. No homem, é causa comum de uretrite e nas mulheres, apesar de cursar na maior parte das vezes de forma assintomática, é uma das principais causas de endometrites, cervicites e de doença inflamatória pélvica. O reconhecimento da infecção por este agente é importante na prevenção de infertilidade feminina e abortamentos.
- Há três tipos de exames para diagnosticar as infecções causadas por esse agente:
1-Pesquisa de anticorpos no soro por imunofluorescência indireta
2-Imunofluorescência direta em raspado uretral ou endocervical;
3-Pesquisa do DNA por reação em cadeia da polimerase.
- Este último teste apresenta alta sensibilidade e especificidade e é indicado no rastreamento primário da infecção ativa por Chlamydia, sendo superior a outras técnicas, tais como cultura e métodos imunológicos (ELISA e imunofluorescência direta). A sorologia para Chlamydia informa apenas que indivíduo teve contato prévio com este agente.
- Recomenda-se que este exame seja realizado em raspado endocervical ou em 1º jato de urina. Não está mais indicada a realização de raspado uretral, seja no sexo masculino, seja no feminino.
- Este exame pode permanecer positivo até sete dias após um tratamento antibiótico bem sucedido, pela possibilidade de permanência de material genético bacteriano.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura