Chlamydia trachomatis, Detecção do DNA por PCR, Vários Materiais

Outros nomes:
CLAMIDIA POR PCR, PESQUISA DE
DNA DA CLAMIDIA PELA TECNICA DE PCR, PESQ
PCR PARA CLAMIDIA
URETRITE, CLAMIDIA POR PCR
CHLAMYDIA TRACHOMATIS, DETECÇÃO DO DNA POR PCR
PESQUISA DE CLAMIDIA EM RASPADO CERVICAL (COLO UTERINO)
PESQUISA DE CLAMIDIA EM SECREÇÃO VAGINAL
PESQUISA DE CLAMIDIA EM URINA DE PRIMEIRO JATO

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 2 dias úteis (incluindo sábados) às 22h

Orientações necessárias

I - Critérios de realização - Menores de 18 anos devem obrigatoriamente apresentar o pedido médico. - Menores de 16 anos precisam obrigatoriamente estar acompanhados por um responsável legal e apresentar o pedido médico para a realização do exame. PARA MULHERES - A análise pode ser feita em amostra de urina de primeiro jato, raspado vaginal, raspado de colo uterino, raspado uretral, raspado retal, raspado de orofaringe raspado de conjuntiva, aspirado de linfonodo ou líquido sinovial. - Para mulheres virgens, recomenda-se a coleta de urina de primeiro jato. PARA HOMENS - A análise pode ser feita em urina de primeiro jato, raspado retal, raspado de orofaringe, raspado de conjuntiva, raspado de lesão peniana, aspirado de linfonodo e líquido sinovial - O raspado uretral foi substituído por urina de primeiro jato. O teste realizado na urina apresenta a mesma sensibilidade do raspado uretral. RASPADO CONJUNTIVAL - O exame pode ser realizado em raspado de conjuntiva colhido no Fleury, (Unidade República do Líbano I, exceto aos domingos), ou em material colhido pelo médico solicitante. Colher com swab estéril e enviar o swab em frasco seco estéril, refrigerado, até 7 dias após a coleta. - Caso o exame seja solicitado para ambos os olhos, há necessidade de fazer dois exames individuais, pois a coleta precisa ser realizada separadamente em cada olho. - O Fleury não colhe aspirado de linfonodo ou líquido sinovial, mas recebe material colhido pelo médico solicitante. A amostra deve ser acondicionada em frasco estéril seco e enviada refrigerada, até 7 dias após a coleta. II - Preparo PARA MULHERES - Antes de comparecer à unidade, a cliente pode realizar higiene íntima habitual externa com água e sabonete. - Para que a urina de primeiro jato possa ser colhida, a cliente precisa ficar sem urinar por um período mínimo de duas horas. - Em caso de raspado endocervical ou vaginal, os seguintes cuidados têm de ser adotados pela cliente nas 48 horas anteriores à coleta: -- não usar creme e/ou óvulo vaginal; -- não utilizar ducha nem fazer lavagem interna; -- não realizar exame ginecológico com toque e/ou ultrassonografia transvaginal. -- não manter relações sexuais, com ou sem uso de preservativos. - O exame idealmente não deve ser feito durante a menstruação. PARA HOMENS - Para que a amostra de urina de primeiro jato possa ser colhida, o cliente deve ficar sem urinar por um período mínimo de duas horas.

Processamento e adequação da amostra

- Exames colhidos no Laboratório: 1) Material urina: - O volume mínimo deve ser 10 mL e o máximo 30 mL; - Após receber o frasco plástico descartável com o material de urina de primeiro jato, deve-se verificar se o volume está dentro do permitido (10 - 30mL). Caso esteja acima ou abaixo do volume especificado, comunicar o setor responsável (BMO). Transfira imediatamente a urina para o tubo de Meio Cobas PCR, utilizando a pipeta descartável fornecida. O volume correto de urina é quando o nível fluido estiver entre as duas linhas pretas da etiqueta do tubo. Feche bem o tubo para evitar vazamentos e inverta o tubo 5 vezes para homogeneizar bem o conteúdo. - Encaminhar o tubo de Meio Cobas PCR - Urine Sample Kit (Roche) para a BMO entre 2ºC a 30ºC. - Não é necessário enviar o frasco primário ao setor de Métodos Moleculares. Nota : Se a amostra de urina não puder ser transferida imediatamente, pode ser armazenada entre 2ºC e 30°C durante um período máximo de 24 horas após a coleta. Estabilidade da amostra: -- temperatura ambiente (até 30°C): 24 horas -- refrigerado (2 a 8ºC): 7 dias; -- congelado (-20ºC): 30 dias. 2) Material raspado de colo uterino, vaginal, retal ou de orofaringe. - Enviar o material à seção, em temperatura ambiente até uma semana após a coleta ou sob refrigeração (2-8ºC) até 15 dias após a coleta. Estabilidade da amostra (em frasco contendo meio de transporte): -- temperatura ambiente (até 30°C): 7 dias -- refrigerado (2 a 8ºC): 15 dias; -- Não congelar. 3) Outros materiais (raspado de lesão peniana, aspirado de linfonodo, líquido sinovial, raspado conjuntival) Enviar amostra ao setor no frasco original estéril, refrigerada (2° a 8°C). Estabilidade da amostra: -- temperatura ambiente (até 30°C): 24 horas -- refrigerado (2 a 8ºC): 7 dias; -- congelado (-20ºC): 30 dias.

Método

Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) em tempo real

Valor de referência

- Negativo (Indetectável)

Interpretação e comentários

- A detecção do DNA da Chlamydia trachomatis é útil para estabelecer o diagnóstico deste agente infeccioso de crescimento exclusivo intracelular. No homem, é causa comum de uretrite e nas mulheres, apesar de cursar na maior parte das vezes de forma assintomática, é uma das principais causas de endometrites, cervicites e de doença inflamatória pélvica. O reconhecimento da infecção por este agente é importante na prevenção de infertilidade feminina e abortamentos. - Há três tipos de exames para diagnosticar as infecções causadas por esse agente: 1-Pesquisa de anticorpos no soro por imunofluorescência indireta 2-Imunofluorescência direta em raspado uretral ou endocervical; 3-Pesquisa do DNA por reação em cadeia da polimerase. - Este último teste apresenta alta sensibilidade e especificidade e é indicado no rastreamento primário da infecção ativa por Chlamydia, sendo superior a outras técnicas, tais como cultura e métodos imunológicos (ELISA e imunofluorescência direta). A sorologia para Chlamydia informa apenas que indivíduo teve contato prévio com este agente. - Recomenda-se que este exame seja realizado em raspado endocervical ou em 1º jato de urina. Não está mais indicada a realização de raspado uretral, seja no sexo masculino, seja no feminino. - Este exame pode permanecer positivo até sete dias após um tratamento antibiótico bem sucedido, pela possibilidade de permanência de material genético bacteriano.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822