Chumbo, urina

Outros nomes:
CHUMBO, PESQUISA E DOSAGEM NA URINA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 10 dias corridos às 18h

Processamento e adequação da amostra

Urina isolada: - Verificar se a amostra isolada foi enviada em frasco cristal de tampa branca. Caso não seja esse o frasco, solicitar nova coleta, não manipular volume minimo 25 ml . Urina de 24 horas - Em caso de urina de 24 horas, receber em frascos livre de metal a urina, aliquotar 75 mL em frasco cristal de tampa branca Enviar a amostra Refrigerada. Estabilidade da amostra Temperatura ambiente: não aceitável Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias Congelada (-20 ºC): 30 dias "ATENÇÃO - Em se tratando da coleta de metais, frascos com tampas coloridas (Ex.: estéril), não podem ser utilizados, pois podem trazer algum tipo de contaminante."

Método

- Espectrofotometria de absorção atômica

Valor de referência

Valor de referência: até 50 microgramas/ g de creatinina Indice Biológico Máximo Permitido (IBMP): 100 microgramas/ g de creatinina

Interpretação e comentários

O chumbo é o metal não ferroso mais usado na indústria, presente na produção de baterias, principalmente de automóveis, pigmentos, tinturas para cabelos, ligas para solda, PVC, munição, inseticidas, indústrias extrativa, petrolífera, cerâmica, cabos, tubulações e munições. Pode ainda haver exposição não ocupacional (ambiental) a esse elemento. As vias de entrada são inalatória (mais comum nas exposições ocupacionais), via digestiva e cutânea (pelo contato com compostos de chumbo orgânico). O chumbo orgânico pode causar intoxicação em indivíduos expostos ao contato com gasolina e o chumbo inorgânico é capaz de provocar intoxicação em pessoas expostas ao contato com tintas e baterias. A meia vida no sangue é de um a dois meses, porém, a meia-vida nos ossos chega a vários anos. A intoxicação aguda é pouco frequente e se caracteriza por dor abdominal, anemia hemolítica, hepatite, encefalopatia e disfunção tubular renal. A intoxicação crônica por sua vez causa sintomas gerais, hipertensão, cólicas abdominais e efeitos no sistema nervoso central (cefaleia, transtornos de concentração, incoordenação motora, tremor, encefalopatia, agitação psicomotora ou letargia, ataxia, convulsões e coma por edema intracraniano) e sistema nervoso periférico (fraqueza da musculatura extensora). Causa anemia hipocrômica (com presença de pontilhado basófilo), nefropatia intersticial, hiperuricemia e efeitos reprodutivos. Provoca a formação de linhas azuladas nas gengivas (linhas de Burton). É possível usar a dosagem de chumbo na urina como um indicador da exposição tanto ao chumbo orgânico quanto ao inorgânico. Este exame é um indicador biológico de exposição recente, embora menos preciso que as dosagens no sangue. O indicador biológico é capaz de apontar uma exposição ambiental acima do limite de tolerância, mas não possui, isoladamente, significado clínico ou toxicológico próprio, ou seja, não indica doença nem está associado a um efeito ou disfunção de qualquer sistema biológico.

Orientações necessárias

I - Material - Este exame pode ser feito em amostra isolada de urina e/ou urina de 24 horas. - Para mulheres, o ideal é não estar menstruada. Urina isolada: - No caso de avaliação ocupacional, o cliente deve colher uma amostra de urina pré-jornada de trabalho e outra pós-jornada (cada qual com 75 mL), obtidas após dois dias seguidos de exposição, no mínimo. - Colher a amostra no final da jornada de trabalho. Recomenda-se evitar a primeira jornada da semana. - Para mulheres, o ideal é não estar menstruada. Urina de 24 horas: - Urina de 24 horas, colhida em frasco de urina Livre de metal (1 litro). Alíquotar no mínimo 25 ml em frasco cristal de tampa branca. Manusear o menos possível para evitar contaminação da amostra. - Para mulheres, o ideal é não estar menstruada. II - Coleta - O procedimento não pode ser feito no posto de trabalho. Quando realizado nas dependências da empresa, deve ser feito no ambulatório ou em outro ambiente limpo e sem contaminação. - Antes da coleta, deve ser feita rigorosa higiene das mãos. - O cliente não deve usar a vestimenta usual de trabalho ao coletar este exame III - Prazo para a entrega do material - O material deve ser mantido sob refrigeração e entregue no Fleury até três dias após o término da coleta.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 10 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822