Outros nomes: Restasis, Sandimmun, Pesquisa e dosagem no sangue ciclosporina A, Pesquisa e dosagem no sangue ciclosporina monoclonal, Pesquisa e dosagem no sangue CSA, Pesquisa e dosagem no sangue ciclosporina, Sigmasporin
- Esse exame requer um jejum mínimo de quatro horas.
- Para a realização deste exame, o cliente precisa manter, obrigatoriamente, o horário usual de tomar o medicamento e fazer a coleta da amostra até uma hora antes desse momento habitual ou, então, de acordo com o pedido médico.
- Caso o medicamento seja usado apenas uma vez ao dia, a coleta deve ser realizada pelo menos 12 horas após ele ter sido tomado.
- Em suspeitas de intoxicação, o exame pode ser feito a qualquer momento. Nesta situação, informar o horário da última dose ingerida.
- Não manusear;
- Enviar à seção, em temperatura ambiente;
- Volume mínimo: 0,5 mL de sangue total.
Estabilidade da amostra
Temperatura ambiente: 1 dia;
Refrigerada 2-8 °C): 7 dias;
Congelada (-20 °C): 60 dias.
-Ensaio quimioluminescente por micropartículas (CMIA)
Intervalos terapêuticos sugeridos para pacientes submetidos a transplante renal: de 100 a 300 ng/mL (manutenção).
- A ciclosporina é uma droga imunossupressora utilizada principalmente em transplantados. Sua dosagem tem utilidade para o acompanhamento desses indivíduos, no sentido de determinar a dose adequada, reduzindo a possibilidade de nefrotoxicidade pela droga. O nível terapêutico ideal varia em relação ao tempo pós-transplante, sendo mais elevado nas primeiras semanas, mas depende também da evolução clínica do paciente.
- A determinação deve ser realizada em sangue, pois nesse material o valor é mais estável.