Cintilografia cerebral, com cloreto de Tálio-201

Outros nomes:
CINTILOGRAFIA CEREBRAL C/ TALIO-201
CINTILOGRAFIA CEREBRAL COM TALIO-201
CINTILOGRAFIA DO CEREBRO COM TALIO-201
DISTINCAO ENTRE RADIONECROSE E TUMOR CEREBRAL

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 2 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - Neste exame, administra-se o radioindicador por via endovenosa e as imagens são obtidas em seguida. - O tempo de permanência no Fleury é de cerca de uma hora e meia, sendo necessário que o cliente permaneça imóvel no aparelho cerca de 30 minutos. Por esse motivo, recomenda-se que crianças menores de 5 anos de idade ou que não consigam colaborar realizem o exame sob anestesia. - No caso de não haver colaboração do cliente, os exames agendados sem anestesia devem ser remarcados com anestesia. II - Critérios de realização - Este exame é realizado somente com solicitação médica. - Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal. - Há restrição de peso para a realização do exame. Por isso, o cliente deve consultar a Central de Atendimento ao Cliente Fleury antes de comparecer à unidade de atendimento. - O procedimento não é feito em gestantes nem em mulheres que estejam amamentando. - É necessário informar os exames de Medicina Nuclear realizados nos últimos 30 dias, para verificar a necessidade de aguardar algum intervalo de tempo antes desse exame. - Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver. - Em caso de impossibilidade de comparecimento na data marcada, é necessário entrar em contato com o Fleury para o cancelamento do exame com 48 horas de antecedência. O radiofármaco empregado no procedimento é de uso exclusivo do cliente que agendou a cintilografia e só pode ser cancelado com o fornecedor dentro desse prazo.

Método

Cintilográfico com radioisótopo

Interpretação e comentários

- O tálio-201 é um análogo do potássio que se transfere para o meio intracelular pela bomba Na-K-ATPase. É assim que se concentra esse radioindicador nas células do miocárdio durante o estudo de perfusão ou em tumores nos quais o crescimento da população celular esteja relacionado com o aumento da atividade dessa bomba. - Um estudo cerebral normal não deve mostrar nenhuma concentração de tálio-201 no sistema nervoso central após sua administração por via endovenosa. Alguns tumores concentram o radioindicador, sendo, portanto, esta a finalidade do exame. Esta cintilografia também é uma ferramenta importante na distinção entre recidiva de tumor cerebral e de zonas de radionecrose (após radioterapia) ou lesões não-malignas. Além do tálio-201, pode-se usar o composto metoxiisobutilisonitrila (MIBI-Tc99m) com as mesmas finalidades e com os mesmos resultados. Na análise das imagens, a única diferença significativa é a captação do MIBI-Tc99m pelos plexos coróides.

Regiões estudadas

Estrutura anatômica avaliada: cérebro

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822