Cintilografia cerebral, com TRODAT-TC-99M

Outros nomes:

Cintilografia cerebral para receptores dopaminergicos

CINTILOGRAFIA CEREBRAL COM ESTUDO DOS TRANSPORTADORES DE DOPAMINA

CINTILOGRAFIA OU SPECT CEREBRAL PARA PARKINSON

SPECT CEREBRAL COM TRODAT

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - O exame tem duas etapas: -- na primeira, que dura cerca de 30 minutos, administra-se o radiofármaco por via intravenosa; -- na segunda, que começa cerca de quatro horas após a administração do radiofármaco e leva 45 minutos, são obtidas as imagens. - Entre a primeira e a segunda etapas do exame, o cliente pode sair do Fleury e se alimentar normalmente. - Durante a aquisição das imagens, é necessário que o cliente permaneça imóvel no aparelho por cerca de 30 minutos. II - Critérios de realização - Este exame é realizado somente com solicitação médica, que precisa encaminhada ao Fleury para confirmação do exame - O procedimento não é realizado em gestantes. No caso de mulheres em fase de amamentação, consultar a equipe médica da Medicina Nuclear. - Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal. - O cliente precisa informar ao Fleury os exames de Medicina Nuclear aos quais se submeteu nos últimos 30 dias para que seja verificada a necessidade de aguardar algum intervalo de tempo antes desta cintilografia. - Ao agendar o exame, é necessário informar também os nomes dos medicamentosem uso. Fármacos antiparkinsonianos precisam ser suspensos 24 horas antes do agendamento do exame. A interrupção de qualquer medicamento, no entanto, precisa contar com a ordem expressa do médico-assistente. - O cliente deve apresentar resultados de exames anteriores relacionados, se houver. ATENÇÃO: o radiofármaco empregado para este exame é específico e só poderá ser usado para o cliente que agendou o exame. Para que não haja perda do radiofármaco, pedimos a gentileza de entrar em contato com o Fleury, preferencialmente com antecedência de 48h, para informar qualquer desistência ou necessidade de remarcação do exame.

Principais indicações

- Doença de Parkinson. - Avaliação dos transportadores dopaminérgicos (TDA).

Regiões estudadas

Estrutura anatômica avaliada: cérebro

Método

Cintilográfico com radioisótopo.

Interpretação e comentários

- A cintilografia cerebral com Trodat marcado com Tc-99m é utilizada para estudos das doenças parkinsonianas. Esse radiofármaco liga-se aos transportadores pré-sinápticos de dopamina. - A doença de Parkinson caracteriza-se pela degeneração dos neurônios da substância negra, com consequente redução da captação de Trodat nos receptores pré-sinápticos negroestriatais. Assim, o exame tem utilidade para a detecção precoce da doença e para o diagnóstico diferencial de síndromes parkinsonianas.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.