Outros nomes: Cintilografia, para pesquisa de hemangioma hepático, Cintilografia hepática com hemácias marcadas, Cintilografia para pesquisa de hemangioma hepático, Cintilografia com hemácias marcadas para pesquisa de hemangioma, Hemangioma com radioisótopo
- depende do órgão de interesse: fígado, baço, osso etc.
I - Informações sobre o exame
- Inicialmente, administra-se o radioindicador por via endovenosa e as imagens são obtidas em seguida. Esse procedimento dura cerca de 1 hora e 45 minutos.
- A aquisição de outras imagens é definida no momento do exame, podendo ser necessária em intervalos que variam de uma a duas horas ou, algumas vezes, ao longo de todo o dia. Dessa forma, o cliente deve se programar para ficar à disposição do Fleury.
- Eventualmente, também pode ser preciso obter imagens cerca de 24 horas após a administração do radioindicador.
II - Critérios de realização
- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
- O procedimento não é realizado em gestantes. No caso de mulheres em fase de amamentação, consultar a equipe médica da Medicina Nuclear.
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal.
- Há restrição de peso para a realização do exame. Por isso, o cliente deve consultar a Central de Atendimento ao Cliente Fleury antes de comparecer à unidade de atendimento.
- É necessário informar os exames de Medicina Nuclear realizados nos últimos 30 dias, para verificar a necessidade de aguardar algum intervalo de tempo antes desse exame.
- Caso cliente tenha realizado exames com contraste oral baritado, é necessário aguardar 48 horas para fazer a pesquisa de hemorragia digestiva.
- O cliente deve apresentar resultados de exames anteriores relacionados, se houver.
Cintilográfico com radioisótopo
- O padrão clássico de captação em hemangioma é uma hipocaptação nas imagens de fluxo e de um pool sangüíneo precoce, com hipercaptação focal na lesão nas imagens tardias (de 1 a 2 horas após a administração do radioindicador).
- A pesquisa com hemácias marcadas com tecnécio-99m é um teste altamente específico para a caracterização de hemangiomas, com sensibilidade ao redor de 90% para lesões acima de 1,5 cm. Com a tomada de imagens tomográficas (Spect), lesões com dimensões ao redor de 1 cm podem ser detectadas em alguns casos.
- É possível haver resultados falso-negativos em casos de lesões muito pequenas (abaixo de 1,5 cm), de localização próxima à estrutura vascular ou de hemangiomas trombosados ou fibrosados.