Cintilografia, com hemácias marcadas para pesquisa de hemangioma

Outros nomes:

Cintilografia, para pesquisa de hemangioma hepático

Cintilografia hepática com hemácias marcadas

Cintilografia para pesquisa de hemangioma hepático

Cintilografia com hemácias marcadas para pesquisa de hemangioma

Hemangioma com radioisótopo

Regiões estudadas

- depende do órgão de interesse: fígado, baço, osso etc.

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - Inicialmente, administra-se o radioindicador por via endovenosa e as imagens são obtidas em seguida. Esse procedimento dura cerca de 1 hora e 45 minutos. - A aquisição de outras imagens é definida no momento do exame, podendo ser necessária em intervalos que variam de uma a duas horas ou, algumas vezes, ao longo de todo o dia. Dessa forma, o cliente deve se programar para ficar à disposição do Fleury. - Eventualmente, também pode ser preciso obter imagens cerca de 24 horas após a administração do radioindicador. II - Critérios de realização - Este exame é realizado somente com solicitação médica. - O procedimento não é realizado em gestantes. No caso de mulheres em fase de amamentação, consultar a equipe médica da Medicina Nuclear. - Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal. - Há restrição de peso para a realização do exame. Por isso, o cliente deve consultar a Central de Atendimento ao Cliente Fleury antes de comparecer à unidade de atendimento. - É necessário informar os exames de Medicina Nuclear realizados nos últimos 30 dias, para verificar a necessidade de aguardar algum intervalo de tempo antes desse exame. - Caso cliente tenha realizado exames com contraste oral baritado, é necessário aguardar 48 horas para fazer a pesquisa de hemorragia digestiva. - O cliente deve apresentar resultados de exames anteriores relacionados, se houver.

Método

Cintilográfico com radioisótopo

Interpretação e comentários

- O padrão clássico de captação em hemangioma é uma hipocaptação nas imagens de fluxo e de um pool sangüíneo precoce, com hipercaptação focal na lesão nas imagens tardias (de 1 a 2 horas após a administração do radioindicador). - A pesquisa com hemácias marcadas com tecnécio-99m é um teste altamente específico para a caracterização de hemangiomas, com sensibilidade ao redor de 90% para lesões acima de 1,5 cm. Com a tomada de imagens tomográficas (Spect), lesões com dimensões ao redor de 1 cm podem ser detectadas em alguns casos. - É possível haver resultados falso-negativos em casos de lesões muito pequenas (abaixo de 1,5 cm), de localização próxima à estrutura vascular ou de hemangiomas trombosados ou fibrosados.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.