Outros nomes: Mapeamento da tiroide com tecnécio 99M, Cintilografia da tireoide com tecnécio 99M, Mapeamento da tireoide com tecnécio 99M, Cintilografia da Tireoide
"I - Informações sobre o exame
- Neste exame, administra-se o radioindicador por via endovenosa e as imagens são obtidas após um intervalo. O tempo de permanência no Fleury é de cerca de uma hora.
II - Critérios de realização
- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
- O procedimento não é realizado em gestantes. No caso de mulheres em fase de amamentação, consultar a equipe médica da Medicina Nuclear.
- Há restrição de peso para a realização do exame. Por isso, o cliente deve consultar a Central de Atendimento ao Cliente Fleury antes de comparecer à unidade de atendimento.
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal.
- Não há necessidade de acompanhante (exceto menores de 18 anos e clientes que necessitam de algum auxílio), entretanto, se o cliente vier acompanhado, recomenda-se que não seja uma acompanhante gestante.
- É necessário informar os exames de Medicina Nuclear realizados nos últimos 30 dias, para verificar a necessidade de aguardar algum intervalo de tempo antes desse exame.
- Devem ser apresentados exames anteriores e ultrassonografias de pescoço dos últimos três meses, se houver.
- Ao agendar o exame, o cliente precisa informar os nomes de medicamentos e de antissépticos usados nos últimos 30 dias para que sejam verificados os prazos de suspensão. Se o medicamento for estrangeiro ou fórmula, é necessário fornecer os nomes dos componentes. Medicamentos contendo amiodarona (Ancoron®, Atlansil®, Miodon®) precisam ser suspensos por 90 dias para realização do exame. Entretanto, a interrupção de qualquer medicamento deve ter ordem expressa do médico assistente. Alguns medicamentos impedem a realização do exame se não forem suspensos.
- É necessário aguardar 30 dias para marcar a cintilografia caso tenha realizado exames ou procedimentos com contraste iodado ou substâncias iodadas, como urografia excretora, tomografia computadorizada com contraste iodado, colposcopia, cateterismo cardíaco, angiografia de olhos com indocianina verde, etc. e punção de nódulo de tiroide guiada ou não por ultrassom.
Cintilográfico com radioisótopo
- O tecnécio-99m é um elemento radioativo que se comporta de maneira análoga ao iodo, sendo incorporado pelo transportador de sódio e iodo (Na-I symporter) sem ser organificado. Pode ser também utilizado nos estudos funcionais da glândula tiroide.
- Para informações sobre terapia com I-131 ver "Dose terapêutica de iodo-131 para afecções tiroidianas".
Estruturas anatômicas avaliadas: glândula tiroide.