Manual de exames

Cintilografia de corpo inteiro, com Iodo-123

Outros nomes: Cintilografia de corpo inteiro com Iodo-123

Este exame precisa ser agendado

Regiões estudadas

- Corpo todo.

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame:
- A cintilografia de corpo inteiro deve ser marcada com antecedência e é realizada durante dois dias consecutivos:
- No primeiro dia, o cliente recebe, o iodo, por via oral. Jejum deverá ser seguido de 2 horas após a ingestão do iodo.
- No segundo dia, são obtidas as imagens. Duração média: 60 minutos.

II - Critérios para a realização do exame:
- O exame é realizado somente mediante a apresentação de solicitação médica.
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal.
- Não há necessidade de acompanhante (exceto menores de 18 anos e clientes que necessitam de algum auxílio), entretanto, se o cliente vier acompanhado, recomenda-se que não seja uma acompanhante gestante.
- Há restrição de peso para a realização do exame. Por isso, o cliente deve consultar a Central de Atendimento ao Cliente Fleury antes de comparecer à unidade de atendimento.
- O procedimento não é feito em gestantes ou em mulheres que estejam amamentando.
- O cliente deve apresentar exames anteriores relacionados à presente investigação.
- É necessário informar os exames de Medicina Nuclear realizados nos últimos 30 dias para que seja verificada a necessidade de aguardar algum intervalo de tempo antes da cintilografia.
- É preciso esperar 30 dias para marcar a cintilografia se o cliente tiver feito anteriormente exames ou procedimentos com contraste iodado ou substâncias iodadas, a exemplo de urografia excretora, tomografia computadorizada com contraste iodado, colposcopia, cateterismo cardíaco e angiografia de olhos com indocianina verde, ou usado tintura para cabelo, cosméticos, bronzeadores e antissépticos com iodo.
- Ao agendar o exame, o cliente tem de informar os medicamentos utilizados nos últimos 30 dias para que sejam verificados os prazos de suspensão. Se o medicamento ou fórmula forem estrangeiros, é necessário fornecer os nomes dos componentes.
- Vale lembrar que a interrupção de qualquer medicação deve ter ordem expressa do médico do cliente. Por outro lado, convém esclarecer que a medicação suspensa pode ser retomada após a realização do exame.
- O cliente deve ter uma dosagem de hormônio tiroestimulante (TSH) recente (de até uma semana) com resultado igual ou superior a 30 mU/L para realizar a cintilografia. Para a obtenção desse valor, há necessidade de suspender os hormônios tiroidianos em uso, sempre com a supervisão do médico do cliente. O prazo de suspensão é de 25 dias para a levotiroxina (Euthyrox®, Levoid®, Puran T4®, Syntrhoid® e Tiroidin®) e de 15 dias para a L-tri-iodotironina.
- Observação:
- Uma vez que o exame é feito com um radioindicador que depende de fornecimento externo, eventuais atrasos ou mesmo falhas na entrega do produto usado na cintilografia podem ocorrer, atrasando o procedimento ou até implicando sua remarcação.

III - Cuidados com a alimentação:
- Nos sete dias anteriores ao exame, o cliente precisa adotar uma dieta pobre em iodo, devendo, para tanto, diminuir a ingestão de sal comum, sal marinho (não refinado) e sal light.
- Os alimentos abaixo não podem ser ingeridos no período da dieta:
- leite industrializado e seus derivados (iogurte, sorvete e queijo);
- pão industrializado;
- embutidos (presunto defumado, salame, etc.);
- gema de ovo;
- leite de soja e molho preparado com soja (shoyu);
- peixes de água salgada, camarão e frutos do mar em geral;
- algas marinhas;
- chocolate;
- alimentos e/ou medicamentos com corante vermelho;
- alimentos tipo fast-food;
Os alimentos abaixo são permitidos nessa dieta:
- peixes de água doce (truta, pintado, etc.);
- leite em pó desnatado, manteiga e margarina sem sal;
- carnes frescas;
- ervas;
- óleo, azeite e vinagre;
- frutas frescas, sucos e frutas secas sem sal;
- alface, batata sem casca, beterraba, brócolis, cebola, cenoura, cogumelo fresco, couve, ervilhas, espinafre, nabo, pepino, tomate e vagem;
- pão caseiro, pão francês, bolacha integral e cream cracker, macarrão e massas sem ovos;
- arroz, aveia, cevada, farinha, feijão, milho e trigo;
- açúcar, mel, geleia e balas (exceto balas vermelhas);
- café passado no filtro e chás naturais.
IV - Preparo (dia do exame)
- Jejum de 4 horas.
Em caso de impossibilidade de comparecer à unidade na data marcada, o cliente deve entrar em contato com o Fleury para cancelar o agendamento, preferencialmente, com 48 horas de antecedência. O radioindicador empregado no procedimento é de uso exclusivo do indivíduo que vai fazer o exame e será encomendado SOMENTE se o cliente confirmar sua presença (o Fleury entrará em contato para confirmação de presença em até 1 dia útil antes do agendamento).


Método

- Cintilográfico com radioisótopo

Interpretação e comentários

- Este exame está indicado para portadores de neoplasia de tiroide submetidos à cirurgia de tiroidectomia total. A finalidade é pesquisar massas ativas de tecido tiroidiano normal ou neoplásico no leito da tiroide ou massas ectópicas. Depois que o cliente recebe iodo-123 por via oral, são realizadas imagens da região cervical e de corpo inteiro nos dias subsequentes - na maioria dos casos, até 48 horas após a dose.
- A capacidade de o tecido tiroidiano concentrar o radioiodo depende da concentração plasmática de TSH. Convém salientar que a elevação dos níveis de TSH é conseguida pela suspensão dos hormônios tiroidianos.
- Para informações sobre terapia com I-131 ver "Dose terapêutica de iodo-131 para afecções tiroidianas".

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura