Cintilografia de corpo inteiro, com metaiodobenzilguanidina - iodo-123

Outros nomes:
CINTILOGRAFIA COM MIBG - I-123 (METAIODOBENZILGUANIDINA)

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 4 dias úteis (s/sábado s/emenda) às 18h

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - Este exame é realizado em dois dias consecutivos. O primeiro inclui a administração do radiofarmaco por via endovenosa e a obtenção de imagens, seis horas depois. Durante esse intervalo entre as duas etapas, o cliente pode sair da unidade. - No segundo dia, cerca de 24 horas após a aplicação do radioindicador, o cliente precisa retornar à unidade para que novas imagens sejam obtidas durante cerca de 75 minutos. II - Critérios de realização - Eventuais atrasos ou mesmo falha na entrega do radiofármaco poderão ocorrer, acarretando atraso no exame ou até na sua remarcação. - Este exame é realizado somente com solicitação médica. - O procedimento não é realizado em gestantes. No caso de mulheres em fase de amamentação, consultar a equipe médica da Medicina Nuclear. - Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal. - Não há necessidade de acompanhante (exceto menores de 18 anos e clientes que necessitam de algum auxílio), entretanto, se o cliente vier acompanhado, recomenda-se que não seja uma acompanhante gestante. - Há restrição de peso para a realização do exame. Por isso, o cliente deve consultar a Central de Atendimento ao Cliente Fleury antes de comparecer à unidade de atendimento. - É necessário informar os exames de Medicina Nuclear realizados nos últimos 30 dias, para verificar a necessidade de aguardar algum intervalo de tempo antes desse exame. - O cliente deve apresentar resultados de exames anteriores relacionados, se houver. - Ao agendar o exame, é necessário informar os medicamentos usados nos últimos 42 dias, para que sejam verificados os prazos de suspensão. Se o medicamento for estrangeiro ou fórmula, é necessário fornecer os nomes dos componentes. Entretanto, a interrupção de qualquer medicamento deve ter ordem expressa do médico assistente. - Em caso de impossibilidade de comparecimento na data marcada, é necessário entrar em contato com o Fleury para o cancelamento do exame com 48 horas de antecedência. O radiofármaco empregado no procedimento é de uso exclusivo do cliente que agendou a cintilografia e só pode ser cancelado com o fornecedor dentro desse prazo. III - Preparo - Se o cliente não for alérgico a iodo, precisa adquirir, em uma farmácia, um xarope contendo iodeto de potássio e tomar, por via oral, uma colher de sopa (se for adulto) ou uma colher de chá (se for criança) do medicamento uma vez ao dia. Essa prescrição precisa ser seguida durante dois dias antes da cintilografia e também nos dias de sua realização, sempre com o consentimento do médico assistente. Caso o cliente tenha dificuldade em encontrar o xarope, entrar em contato com o setor de Medicina Nuclear.

Método

- Cintilográfico com radioisótopo.

Interpretação e comentários

- Este exame serve para a pesquisa de tumores neuroendócrinos, principalmente o feocromocitoma, mas pode também ser utilizado para o diagnóstico de neuroblastomas, tumores carcinóides e paragangliomas, entre outros.

Regiões estudadas

- Coração e corpo inteiro.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 42 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822