Manual de exames

Cintilografia de perfusão do miocárdio, associada à bicicleta estacionária

Outros nomes: CINT. MIOCARD MIBI-TC99M ASSOC TESTE ERGOMETRICO EM BICICLETA ERGOMETRICA, CINTILOGRAFIA DO MIOCARDIO MIBI-TC99M+ERGOMETRICO EM BICICLETA ERGOMETRICA, TESTE DE ESFORCO EM BICICLETA ERGOMETRICA COM MIBI, TESTE DE ESFORCO EM BICICLETA ERGOMETRICA COM MIBI TOMOGRAFICO, ECG DE ESFORÇO EM BICICLETA ERGOMETRICA COM MIBI-[TC-99M] TOMOGRAFICO, CINTILOGRAFIA DO MIOCARDIO COM MIBI EM REPOUSO E ESFORÇO EM BICICLETA ERGOMETRIC, CINTILOGRAFIA DO MIOCARDIO EM REPOUSO E ESFORÇO EM BICICLETA ERGOMETRICA, COM MI, CINTILOGRAFIA DE PERFUSAO DO MIOCARDIO ASSOCIADA AO TESTE ERGOMETRICO EM BICICLE, CINTILOGRAFIA DE PERFUSAO DO MIOCARDIO ASSOCIADA AO TESTE DE ESFORCO EM BICICLET, CINTILOGRAFIA DO MIOCARDIO ASSOCIADA A BICICLETA ERGOMETRICA

Este exame precisa ser agendado

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame

- Este exame é realizado em duas etapas:
-- a primeira compreende a administração do radioindicador por via intravenosa e a obtenção das imagens;
-- a segunda, que começa após o término da primeira, abrange o teste de esforço em bicicleta estacionária, a administração do radioindicador e a aquisição de novas imagens.

- Observação:
- O horário para o início da segunda etapa do exame é fornecido pelo analista de Medicina Nuclear ao término da primeira etapa.

II - Critérios de realização

- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
- O procedimento não é feito em gestantes. Em caso de mulheres em fase de amamentação, é necessário consultar a equipe médica da Medicina Nuclear.
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal no dia do procedimento.
- Não há necessidade de acompanhante (exceto menores de 18 anos e indivíduos que necessitam de algum auxílio), entretanto, se o cliente optar por comparecer à unidade acompanhado, recomenda-se que a pessoa não seja uma gestante.
- Há restrição de peso para a realização do exame (máximo: 180kg).
- O cliente precisa informar ao Fleury eventuais tratamentos ou exames prévios com radiofármacos, pois pode haver necessidade de esperar algum tempo antes de realizar o procedimento.

- - Medicamentos em uso:
- Todos os medicamentos em uso devem ser mantidos, a não ser que o médico solicitante tenha orientado a suspensão. Nesse caso, informar no momento do agendamento o nome dos medicamentos utilizados nos últimos cinco dias, para que sejam verificados os prazos de suspensão.
- Os medicamentos em uso podem ser levados à unidade de atendimento no dia do exame, pois após a realização do exame, os medicamentos poderão ser tomados.

- É muito importante que o cliente apresente resultados anteriores, relacionados à condição que está sendo investigada, principalmente tomografia de coronárias, teste ergométrico e cintilografia cardíaca, além dos relatórios de procedimentos eventualmente realizados, tais como cateterismo cardíaco, angioplastia e cirurgia de revascularização miocárdica.

III - Contraindicações

- O exame não é feito em pacientes sintomáticos, suspeitos ou confirmados para COVID-19.
- Quadros leves e moderados pós COVID-19 mesmo que recuperados, assintomáticos e estáveis clinicamente é necessário aguardar 15 dias após resolução dos sintomas para a realização do exame.
- Quadros graves (hospitalização) é necessário aguardar 30 dias após resolução dos sintomas para a realização do exame.
- O exame não deve ser feito na vigência de estado febril, gripe, infecções agudas, enxaqueca, diarreia, gestação ou problemas ortopédicos que impeçam a caminhada rápida.
- Este exame deve ser realizado preferencialmente fora do período menstrual.

IV - Preparo

- Nas 24 horas anteriores ao exame:
ATENÇÃO: NÃO ingerir produtos que apresentem cafeína e outras xantinas em sua composição, como café (mesmo o descafeinado), chás, chocolate, refrigerantes (mesmo bebidas levemente gaseificadas e água tônica), bebidas energéticas e alguns medicamentos contendo cafeína na sua composição (exemplos: analgésicos, como: Benegrip, Cefalium, Cheracap, Coristina, Cibalena, Dorflex, Doril, Dorilax, Engov, Excedrin, Melhoral, - Miorrelax, Miosan, Neosaldina, Omigren, Parcel, Sinutab, Tandrilax, Tandrotamol e Tonopan).
- Não utilizar cremes, pomadas, loções ou óleos sobre a pele do tórax.

- No dia do exame:
- Não fazer exercícios físicos.
- Não ingerir bebidas alcoólicas.
- A alimentação antes do exame deve ser leve, uma vez que será necessário tomar um lanche na unidade, após a administração do radiofármaco.
- Tabagistas não podem fumar no dia do teste. Se isso não for possível, é necessário evitar o cigarro pelo menos nas três horas que antecedem a avaliação.
- Não portar objetos metálicos na região do pescoço e tórax, tais como correntes, colares, gargantilhas, etc.

Mulheres:
- No dia do exame, a cliente precisa ter consigo um top de ginástica ou sutiã adequado para a realização do exercício. Deve-se evitar o uso de sutiã de bojo ou com hastes de metal. O fecho das costas não interfere na cintilografia.

Homens:
- Pode haver necessidade de uma raspagem de pelos em alguns pontos do tórax para permitir a fixação dos eletrodos.

- ATENÇÃO: O cliente precisa levar consigo roupas confortáveis para o exercício físico, TÊNIS (PREFERENCIAL) ou CALÇADO COM SOLA DE BORRACHA, FECHADO e SEM SALTO (ADEQUADO PARA EXERCÍCIO). O exame NÃO PODE SER REALIZADO COM CHINELOS, SANDÁLIAS OU DESCALÇO.

- Caso queira tomar banho após o exame, o cliente ainda deve dispor de toalha, chinelo com sola de borracha e produtos de higiene pessoal.

V - Cuidados após o exame

- É preciso evitar a luz do sol na pele do tórax por uma semana, devido ao uso de eletrodos nessa região durante o exame. Em caso de necessidade de exposição solar antes desse período, o cliente deve usar protetor com FPS maior que 30.


Principais indicações

Avaliação diagnóstica e evolutiva da doença coronariana obstrutiva.

Regiões estudadas

- Coração

Método

- Este método de investigação emprega o esforço físico programado (bicicleta estacionária), sob supervisão médica, em associação com a injeção endovenosa da metoxiisobutilisonitrila marcada com tecnécio-99m (MIBI-Tc99m), que serve para avaliar o fluxo sanguíneo no miocárdio.
- O exame compreende a realização de eletrocardiogramas nas posições deitada e em pé, assim como em condições de respiração forçada.
- Utiliza-se a bicicleta ergométrica, segundo protocolos específicos, objetivando atingir a frequência cardíaca máxima ou o máximo de cansaço físico suportável.
- O radiofármaco é aplicado durante o esforço físico máximo ou a critério médico, no momento de alterações clínico-eletrocardiográficas sugestivas de anormalidades cardiovasculares.
- Há monitoração contínua do eletrocardiograma em 12 derivações durante toda a prova, com medidas de pressão arterial e frequência cardíaca a cada estágio do exercício.

Interpretação e comentários

- O exame tem a finalidade de evidenciar alterações cardiovasculares em exercício que, porventura, não estejam presentes em repouso. Dessa forma, presta-se à avaliação diagnóstica e evolutiva da doença coronária obstrutiva, representando uma opção de grande valor para a orientação dos pacientes, especialmente quando outros métodos realizados, como o teste ergométrico simples, não forem suficientes para a definição do diagnóstico.
- A cintilografia do miocárdio é feita pela técnica de Gated-Spect, que permite a avaliação simultânea da função do ventrículo esquerdo.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura