Outros nomes: CINT. MIOCARD MIBI-TC99M ASSOC TESTE ERGOMETRICO EM BICICLETA ERGOMETRICA, CINTILOGRAFIA DO MIOCARDIO MIBI-TC99M+ERGOMETRICO EM BICICLETA ERGOMETRICA, TESTE DE ESFORCO EM BICICLETA ERGOMETRICA COM MIBI, TESTE DE ESFORCO EM BICICLETA ERGOMETRICA COM MIBI TOMOGRAFICO, ECG DE ESFORÇO EM BICICLETA ERGOMETRICA COM MIBI-[TC-99M] TOMOGRAFICO, CINTILOGRAFIA DO MIOCARDIO COM MIBI EM REPOUSO E ESFORÇO EM BICICLETA ERGOMETRIC, CINTILOGRAFIA DO MIOCARDIO EM REPOUSO E ESFORÇO EM BICICLETA ERGOMETRICA, COM MI, CINTILOGRAFIA DE PERFUSAO DO MIOCARDIO ASSOCIADA AO TESTE ERGOMETRICO EM BICICLE, CINTILOGRAFIA DE PERFUSAO DO MIOCARDIO ASSOCIADA AO TESTE DE ESFORCO EM BICICLET, CINTILOGRAFIA DO MIOCARDIO ASSOCIADA A BICICLETA ERGOMETRICA
"I - Informações sobre o exame
- Este exame é realizado em duas etapas:
-- a primeira compreende a administração do radioindicador por via intravenosa e a obtenção das imagens;
-- a segunda, que começa após o término da primeira, abrange o teste farmacológico com dipiridamol, a administração do radioindicador e a aquisição de novas imagens.
- Observação:
- O horário para o início da segunda etapa do exame é fornecido pelo analista de Medicina Nuclear ao término da primeira etapa.
II - Critérios de realização
- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
- O procedimento não é realizado em gestantes. No caso de mulheres em fase de amamentação, consultar a equipe médica da Medicina Nuclear.
- A presença de acompanhante é obrigatória para menores de 18 anos, maiores de 70 anos ou clientes que necessitem de auxílio. Não é permitido gestante como acompanhante.
- É necessário informar os exames de Medicina Nuclear realizados nos últimos 30 dias, para verificar a necessidade de aguardar algum intervalo de tempo antes desse exame.
- Não ter realizado tomografia das coronárias nas últimas 72 horas.
- É muito importante que o cliente apresente, no dia do exame, resultados anteriores relacionados, principalmente tomografia de coronárias, teste ergométrico e cintilografia cardíaca, além dos relatórios de procedimentos eventualmente realizados, tais como cateterismo cardíaco, angioplastia e cirurgia de revascularização miocárdica.
Medicamentos em uso:
- Ao agendar o exame, é necessário informar os medicamentos usados nos últimos 5 dias, para que sejam verificados os prazos de suspensão. Se o medicamento for estrangeiro ou fórmula, é necessário fornecer os nomes dos componentes. Entretanto, a interrupção de qualquer medicamento deve ter ordem expressa do médico assistente.
III - Contraindicações
- Este exame é contraindicado para portadores de asma, angina instável, enxaqueca, bloqueios atrioventriculares, insuficiência cardíaca descompensada, acidente vascular cerebral (AVC) recente (há menos de 6 meses), doença grave conhecida das artérias carótidas, quadro febril, processos infecciosos agudos, presença de hipotensão (pressão arterial sistólica menor que 90 mmHg), instabilidade emocional importante ou insegurança.
IV - Preparo
- Nas 24 horas que antecedem o exame:
ATENÇÃO: NÃO ingerir produtos que apresentem cafeína e outras xantinas em sua composição, como café (mesmo o descafeinado), chás, chocolate, refrigerantes (mesmo bebidas levemente gaseificadas e água tônica), bebidas energéticas e alguns medicamentos contendo cafeína na sua composição (exemplos: analgésicos, como: Benegrip, Cefalium, Cheracap, Coristina, Cibalena, Dorflex, Doril, Dorilax, Engov, Excedrin, Melhoral, - Miorrelax, Miosan, Neosaldina, Omigren, Parcel, Sinutab, Tandrilax, Tandrotamol e Tonopan). O consumo dessas substâncias inviabiliza a realização do exame.
- Não ingerir bebidas alcoólicas.
- Não utilizar cremes, pomadas, loções ou óleos sobre a pele do tórax.
- No dia do exame:
-- Fumantes precisam ficar sem fumar pelo menos três horas antes do exame e uma hora após seu término.
- Não fazer exercícios físicos.
- A alimentação antes do exame deve ser leve, uma vez que será necessário tomar um lanche, na unidade, após a administração do radiofármaco.
- Preferencialmente, vir com roupa com abertura na região anterior do tórax e que não contenham metais na região do pescoço e tórax, nem objetos metálicos (correntes, colares, gargantilhas, etc.) nesta região:
Mulheres: não devem vir com soutien de bojo ou que contenha hastes de metal na frente (o fecho das costas não interfere). A utilização de TOP durante o exame é permitida.
Homens: pode haver necessidade de realizar tricotomia (raspagem dos pelos) em alguns pontos do tórax para permitir a fixação dos eletrodos.
V - Cuidados após o exame
- Após o exame, é preciso evitar a luz do sol na pele do tórax por uma semana, devido ao uso de eletrodos durante o exame nessa região. Em caso de necessidade de exposição solar antes desse período, o cliente deve usar protetor com FPS maior que 30."
Avaliação diagnóstica e evolutiva da doença coronariana obstrutiva.
- Coração
- Este método de investigação emprega o esforço físico programado (bicicleta estacionária), sob supervisão médica, em associação com a injeção endovenosa da metoxiisobutilisonitrila marcada com tecnécio-99m (MIBI-Tc99m), que serve para avaliar o fluxo sanguíneo no miocárdio.
- O exame compreende a realização de eletrocardiogramas nas posições deitada e em pé, assim como em condições de respiração forçada.
- Utiliza-se a bicicleta ergométrica, segundo protocolos específicos, objetivando atingir a frequência cardíaca máxima ou o máximo de cansaço físico suportável.
- O radiofármaco é aplicado durante o esforço físico máximo ou a critério médico, no momento de alterações clínico-eletrocardiográficas sugestivas de anormalidades cardiovasculares.
- Há monitoração contínua do eletrocardiograma em 12 derivações durante toda a prova, com medidas de pressão arterial e frequência cardíaca a cada estágio do exercício.
- O exame tem a finalidade de evidenciar alterações cardiovasculares em exercício que, porventura, não estejam presentes em repouso. Dessa forma, presta-se à avaliação diagnóstica e evolutiva da doença coronária obstrutiva, representando uma opção de grande valor para a orientação dos pacientes, especialmente quando outros métodos realizados, como o teste ergométrico simples, não forem suficientes para a definição do diagnóstico.
- A cintilografia do miocárdio é feita pela técnica de Gated-Spect, que permite a avaliação simultânea da função do ventrículo esquerdo.