Outros nomes: CINT. DO MIOCARDIO C/TALIO-201(EST DA VIABILIDADE), CINT. DO MIOCARDIO C/TALIO-201(EST DE VIABILIDADE), Cintilog do miocárdio com tálio 201 e reinjeção, Viabilidade miocárdica com tálio 201, CINTILOGRAFIA DO MIOCÁRDICO COM TÁLIO PARA ANÁLISE DE VIABILIDADE MIOCÁRDIA
I - Informações sobre o exame
- Este exame é realizado em quatro etapas, durante dois dias consecutivos.
- Na primeira etapa, com duração de cerca de duas horas, induz-se o aumento da frequência cardíaca por meio de esforço físico ou estresse farmacológico (conforme indicação clínica), administra-se o radioindicador por via endovenosa e obtêm-se as imagens.
- Na segunda etapa, realizada quatro horas após a administração do radioindicador e com duração de cerca de 40 minutos, obtêm-se novas imagens. No intervalo entre a primeira e a segunda fase, o cliente pode sair do Fleury, mas ingerir somente um copo de suco de laranja sem açúcar.
- Na terceira etapa, administra-se novamente o radioindicador por via endovenosa e o cliente é liberado do Fleury, devendo, no entanto, retornar no dia seguinte, cerca de 24 horas após a administração do radiofármaco. O horário correto do retorno é fornecido pelo assistente de Medicina Nuclear.
- Na quarta etapa, com duração de cerca de 60 minutos, obtêm-se novas imagens.
II - Critérios de realização
- Eventuais atrasos ou mesmo falha na entrega do radiofármaco poderão ocorrer, acarretando atraso no exame ou até na sua remarcação.
- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal.
- Há restrição de peso para a realização do exame. Por isso, o cliente deve consultar a Central de Atendimento ao Cliente Fleury antes de comparecer à unidade de atendimento.
- O procedimento não é feito em gestantes nem em mulheres que estejam amamentando.
- O exame não pode ser realizado na vigência de estado febril, infecção aguda, diarréia, período menstrual, tensão emocional ou cansaço extremo.
- É necessário informar os exames de Medicina Nuclear realizados nos últimos 30 dias, para verificar a necessidade de aguardar algum intervalo de tempo antes desse exame.
- Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver.
- Ao agendar o exame, é necessário informar os medicamentos usados nos últimos 30 dias, para que sejam verificados os prazos de suspensão. Se o medicamento for estrangeiro ou fórmula, é necessário fornecer os nomes dos componentes. Entretanto, a interrupção de qualquer medicamento deve ter ordem expressa do médico assistente.
- A medicação em uso rotineiro precisa ser levada à unidade de atendimento no dia do exame, pois imediatamente após sua realização ela deverá ser tomada.
- Em caso de impossibilidade de comparecimento na data do exame, é necessário entrar em contato com o Fleury para o cancelar o agendamento com 48 horas de antecedência. O radiofármaco empregado no procedimento é de uso exclusivo do cliente que agendou a cintilografia e só pode ser cancelado com o fornecedor dentro desse prazo.
III - Preparo
- Nas 24 horas anteriores ao exame, o cliente deve seguir as recomendações abaixo:
-- não ingerir produtos que apresentem cafeína e outras xantinas em sua composição, como café (mesmo o descafeinado), chás, chocolate, refrigerantes (mesmo bebidas levemente gaseificadas e água tônica), bebidas energéticas e alguns medicamentos, uma vez que o consumo dessas substâncias inviabiliza a realização do procedimento;
-- não tomar bebidas alcoólicas;
-- não aplicar produtos como cremes, pomadas, loções ou óleos sobre a pele do tórax
- No dia do exame, não fazer exercícios físicos.
- Fumantes precisam ficar sem fumar pelo menos três horas antes do exame e uma hora após seu término.
- Uma hora antes da cintilografia, recomenda-se a ingestão de somente um copo de suco de laranja sem açúcar e duas torradas.
- Recomenda-se levar roupas confortáveis para o exercício e calçados com sola de borracha ou tênis, assim como toalha de banho e produtos para higiene pessoal.
- Para homens, pode haver necessidade de realizar tricotomia (raspagem dos pêlos) em alguns pontos do tórax para permitir a fixação dos eletrodos.
IV - Cuidados após o exame
- Após o exame, é preciso evitar a luz do sol na pele do tórax por uma semana. Em caso de necessidade de exposição solar antes desse período, o cliente deve usar protetor com FPS maior que 30.
É um exame que emprega a realização de esforço físico programado, sob supervisão médica. Tem a finalidade de evidenciar alterações cardiovasculares em exercício que porventura não estejam presentes em repouso, tendo, como principal aplicação, a pesquisa de miocárdio viável. São realizados eletrocardiogramas nas posições deitado, em pé e em condições de respiração forçada. Utiliza-se a esteira rolante de rampa com inclinação variável, segundo protocolos específicos, objetivando atingir a freqüência cardíaca máxima ou o máximo de cansaço físico suportável. Procura-se injetar o radiofármaco durante o esforço físico máximo ou a critério médico, no momento de alterações clínico-eletrocardiográficas sugestivas de anormalidades cardiovasculares. Monitorização contínua do eletrocardiograma em 12 derivações é realizada durante toda a prova, com medidas de pressão arterial e freqüência cardíaca a cada estágio do exercício. Após a caminhada há uma fase de descanso com duração de 6 minutos e liberação posterior do cliente para a medicina nuclear.
- Este método está indicado quando se deseja saber se existe miocárdio viável. Após um evento coronário agudo ou na condição de hipofluxo crônico persistente, com disfunção ventricular (miocárdio hibernante), podem existir células vivas (viáveis) de permeio às áreas com necrose. Tal informação torna-se de suma importância no processo de decisão clínica, podendo levar o médico a modificações da conduta adotada (transplante versus revascularização, por exemplo).
Estrutura anatômica avaliada: coração