Cintilografia, dos Espaços Liquóricos

Outros nomes:
CINTILOGRAFIA DOS ESPACOS LIQUORICOS
CISTERNOCINTILOGRAFIA
ESTUDO DA CIRCULACAO LIQUORICA
ESTUDO DO TRANSITO LIQUORICO
FLUXO LIQUORICO - DIAGNOSTICO DE HIDROCEFALIA
HIDROCEFALIA DE PRESSAO NORMAL, PESQUISA DE
MAPEAMENTO DE ESPACOS LIQUORICOS
CISTERNOGRAFIA COM RADIOISOTOPIA COM CAPTAÇÃO ABDOMINAL

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 2 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - Este exame é realizado em dois dias consecutivos. Administra-se o radioindicador por via intratecal (punção lombar) e as imagens são obtidas cerca de 1 hora, 6 horas e 24 horas após, com duração de 30 minutos cada vez. - Após a administração do radioindicador, cliente permanecerá em sala de repouso no setor da Medicina Nuclear até a aquisição das primeiras imagens. - No intervalo entre as imagens de 1 e 6 horas, cliente poderá sair do Fleury, porém, deverá permanecer em repouso até o retorno. II - Critérios de realização - Este exame é realizado somente com solicitação médica e mediante a presença de um acompanhante desde o momento da chegada do cliente ao laboratório até o término do exame. - Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal. - Há restrição de peso para a realização do exame. Por isso, o cliente deve consultar a Central de Atendimento ao Cliente Fleury antes de comparecer à unidade de atendimento. - O procedimento não é feito em gestantes nem em mulheres que estejam amamentando. - É necessário informar os exames de Medicina Nuclear realizados nos últimos 30 dias, para verificar a necessidade de aguardar algum intervalo de tempo antes desse exame. - Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver. - Se o cliente for portador de algum quadro alérgico, é necessário informar essa condição no ato do agendamento.

Método

Cintilográfico com radioisótopo

Interpretação e comentários

- O exame começa com uma injeção intratecal do ácido dietilenotriaminopentacético marcado com tecnécio-99m (DTPA-Tc99m), que pode ser aplicada por punção lombar (a via preferencial no Fleury) ou suboccipital. Depois de uma hora, são feitas tomadas de imagens representativas do fluxo liquórico, o que se repete seis horas após a administração do radioindicador e também 24 horas depois. Este método é útil para a avaliação dos espaços liquóricos e da dinâmica do liquor. Pode ser utilizado no diagnóstico da hidrocefalia de pressão normal e no acompanhamento terapêutico de portadores de hidrocefalia. Além disso, tem utilidade no estudo das derivações dos espaços liquóricos.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822