Cintilografia, e captação da, tiroide

Outros nomes:
CAPTAÇÃO E CINTILOGRAFIA DA TIRÓIDE
CINTILOGRAFIA DA TIRÓIDE COM IODO-123 OU IODO-131
MAPEAMENTO CERVICAL COM IODO-131 OU IODO-123
MAPEAMENTO DA TIRÓIDE
CAPTAÇÃO E CINTILOGRAFIA DA TIREÓIDE
CINTILOGRAFIA DA TIREOIDE COM IODO-123 OU IODO-131
MAPEAMENTO DA TIREOIDE

Jejum

Para todas as idades jejum mínimo necessário de 4 horas

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 4 dias úteis (s/sábado s/emenda) às 18h

Orientações necessárias

- Este exame é realizado em dois dias consecutivos, conforme especificado abaixo: -- 1º dia (necessário JEJUM de 4 horas): administração do radioindicador por via oral (permanência: cerca de 45 minutos); após a ingestão do radioindicador, será necessário permanecer em JEJUM por mais 2 horas Obs.: caso o médico-assistente solicite captação de duas horas, o cliente terá que retornar ao Fleury duas horas depois da ingestão do iodo para a aquisição das imagens, que levará cerca de 20 minutos. -- 2º dia: aquisição de imagens (permanência: cerca de 30 minutos) II - Critérios de realização - Eventuais atrasos ou mesmo falha na entrega do radioindicador poderão ocorrer, acarretando atraso no exame ou até na sua remarcação. - Este exame é realizado somente com solicitação médica. - O procedimento não é realizado em gestantes. No caso de mulheres em fase de amamentação, consultar a equipe médica da Medicina Nuclear. - Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal. - Não há necessidade de acompanhante (exceto menores de 18 anos e clientes que necessitam de algum auxílio), entretanto, se o cliente vier acompanhado, recomenda-se que não seja uma acompanhante gestante. - Limite de peso para a realização do exame: 175kg. - É necessário informar os exames de Medicina Nuclear realizados nos últimos 30 dias, para verificar a necessidade de aguardar algum intervalo de tempo antes desse exame. - Devem ser apresentados resultados anteriores, sobretudo ultrassonografias de pescoço dos últimos três meses, se houver. - Ao agendar o exame, é necessário informar os nomes de medicações e de antissépticos usados nos últimos 90 dias, para que sejam verificados os prazos de suspensão. Se o medicamento for estrangeiro ou fórmula, é necessário fornecer os nomes dos componentes. Entretanto, a interrupção de qualquer medicamento deve ter ordem expressa do médico-assistente. - A medicação suspensa poderá ser retomada após a realização completa do exame. - É necessário aguardar 30 dias para marcar a cintilografia caso o cliente tenha realizado exames ou procedimentos com contraste iodado ou substâncias iodadas, como urografia excretora, tomografia computadorizada com contraste iodado, colposcopia, cateterismo cardíaco, angiografia de olhos com indocianina verde, etc, bem como punção de nódulo de tiroide guiada ou não por ultrassom. Em caso de impossibilidade de comparecer à unidade na data marcada, o cliente deve entrar em contato com o Fleury para cancelar o agendamento, preferencialmente, com 48 horas de antecedência. O radioindicador empregado no procedimento é de uso exclusivo do indivíduo que vai fazer o exame e será encomendado SOMENTE se o cliente confirmar sua presença (o Fleury entrará em contato para confirmação de presença em até 1 dia útil antes do agendamento).

Método

Cintilográfico com radioisótopo

Valor de referência

- Valores normais de captação: em São Paulo, 95% dos normais distribuem-se entre os valores de 1 a 8% (em 2 horas) e de 3 a 23% (em 24 horas) - Massa da tiroide (adultos): 15 a 25g

Interpretação e comentários

- Este exame é utilizado para a avaliação do tamanho, da forma e do estado funcional da glândula tiroide, assim como para a caracterização de nódulos tiroidianos. Pode ser útil em pessoas com hipertiroidismo, bócio nodular, nódulo solitário e tiroidite. Atualmente, os exames de captação e cintilografia da tiroide são realizados com o radionuclídeo iodo-123, que, devido às suas características físicas favoráveis, permite uma qualidade de imagem superior à do iodo-131, com menor dose absorvida na tiroide. - Para informações sobre terapia com I-131 ver "Dose terapêutica de iodo-131 para afecções tiroidianas". (DOSTERPLUMMER, DOSTERGRAVES e DOSTER).

Regiões estudadas

Estrutura anatômica avaliada: glândula tiróide

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 90 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822