Cintilografia renal, com DMSA

Outros nomes:
CINT. RENAL C/DMSA E FUNCAO RENAL EM SEPARADO
CINTILOGRAFIA COM DMSA
CINTILOGRAFIA RENAL COM DMSA
CINTILOGRAFIA RENAL ESTÁTICA
MAPEAMENTO RENAL ESTÁTICO
MAPEAMENTO RENAL COM DMSA
CINTILOGRAFIA RENAL ESTÁTICA QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 4 dias úteis (s/sábado s/emenda) às 18h

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - Este exame é realizado em duas etapas. - Na primeira etapa, administra-se o radioindicador por via endovenosa. - Na segunda etapa, que é realizada cerca de 4 horas após a administração do radioindicador e dura cerca de 30 minutos, obtêm-se as imagens. - Obs.: no intervalo, o cliente poderá sair do Fleury. II - Critérios de realização - Este exame é realizado somente com solicitação médica. - O procedimento não é realizado em gestantes. No caso de mulheres em fase de amamentação, consultar a equipe médica da Medicina Nuclear. - Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal. - Não há necessidade de acompanhante (exceto menores de 18 anos e clientes que necessitam de algum auxílio), entretanto, se o cliente vier acompanhado, recomenda-se que não seja uma acompanhante gestante. - Há restrição de peso para a realização do exame. Por isso, o cliente deve consultar a Central de Atendimento ao Cliente Fleury antes de comparecer à unidade de atendimento. - É necessário informar os exames de Medicina Nuclear realizados nos últimos 30 dias, para verificar a necessidade de aguardar algum intervalo de tempo antes desse exame. - O cliente deve apresentar resultados de exames anteriores relacionados, se houver.

Interpretação e comentários

- Após a injeção endovenosa do ácido dimercaptossuccínico marcado com tecnécio-99m (DMSA-Tc99m), o radioindicador vai progressivamente sendo captado pelos rins, mais especificamente no citoplasma das células tubulares, o que permite realizar imagens representativas do córtex renal após algumas horas da injeção. Este exame pode ser útil na avaliação da posição, do tamanho e da morfologia dos rins, na definição da função renal relativa e na detecção precoce de processos cicatriciais após episódios de pielonefrite.

Método

Cintilográfico com radioisótopo

Regiões estudadas

Estruturas anatômicas avaliadas: rins

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822