Cintilografia, Vias biliares

Outros nomes:
CINTILOGRAFIA DAS VIAS BILIARES
CINTILOGRAFIA DE FIGADO E VIAS BILIARES C/DISIDA
DET EXCRECAO DAS VIAS BILIARES C/ DISIDA
MAPEAMENTO DO SISTEMA BILIAR
PERMEABILIDADE DAS VIAS BILIARES
VIAS BILIARES - PROVA DE EXCRECAO
CINTILOGRAFIA HEPÁTICA E DE VIAS BILIARES C/ DISIDA
CINTILOGRAFIA HEPÁTICA C/ DISIDA

Jejum

Para todas as idades jejum mínimo necessário de 4 a 8 horas

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 4 dias úteis (s/sábado s/emenda) às 18h

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - Inicialmente, administra-se o radioindicador por via endovenosa e as imagens são obtidas em seguida. Esse procedimento dura cerca de uma hora e trinta minutos. - A aquisição de outras imagens é definida no momento do exame, podendo ser necessária em intervalos que variam de uma a duas horas ou, algumas vezes, ao longo de todo o dia. Dessa forma, o cliente deve se programar para ficar à disposição do Fleury. - Eventualmente, também pode ser preciso obter imagens cerca de 24 horas após a administração do radioindicador. II - Critérios de realização - Este exame é realizado somente com solicitação médica. - O procedimento não é realizado em gestantes. No caso de mulheres em fase de amamentação, consultar a equipe médica da Medicina Nuclear. - Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal. - Não há necessidade de acompanhante (exceto menores de 18 anos e clientes que necessitam de algum auxílio), entretanto, se o cliente vier acompanhado, recomenda-se que não seja uma acompanhante gestante. - Há restrição de peso para a realização do exame. Por isso, o cliente deve consultar a Central de Atendimento ao Cliente Fleury antes de comparecer à unidade de atendimento. - É necessário informar os exames de Medicina Nuclear realizados nos últimos 30 dias, para verificar a necessidade de aguardar algum intervalo de tempo antes desse exame. - O cliente deve apresentar resultados de exames anteriores relacionados, se houver.

Método

- Cintilografia com Radioisótopo.

Interpretação e comentários

- Neste exame, as imagens sequenciais são realizadas após a injeção endovenosa do ácido diisopropiliminodiacético marcado com tecnécio-99m (DISIDA-Tc99m), que permite verificar o enchimento da vesícula biliar e o tempo de aparecimento de atividade radioativa na luz intestinal. O método pode ser utilizado para o diagnóstico de algumas doenças das vias biliares, como colecistite aguda e icterícia obstrutiva, e para a caracterização de massas hepáticas, por exemplo, adenoma versus hiperplasia e lesões benignas versus lesões malignas. Dependendo da indicação do exame, pode ser necessária a tomada de imagens até 24 horas após a injeção do radioindicador.

Regiões estudadas

- Abdome

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822