Citologia Hormonal, urina

Outros nomes:
CITOLOGIA HORMONAL DE URINA
UROCITOGRAMA HORMONAL
UROCITOGRAMA HORMONAL E CITOLOGICO
CITOLOGIA HORMONAL NA URINA
UROCITOGRAMA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 2 dias úteis (sem contar o sábado) às 20h

Orientações necessárias

I - Coleta - Para fazer a coleta, o cliente deve estar, no mínimo, há duas horas e, no máximo, há três horas sem urinar. - A urina deve ser colhida sempre após deambulação, normal. Um tempo razoável de movimentação é de 20 a 30 minutos. Em crianças, recomenda-se utilizar algum meio que a faça movimentar-se, a exemplo de brinquedos tipo cavalinho. - Esse exame não pode ser realizado na primeira urina da manhã. II - Preparo - Nas 24 horas que antecedem o exame, convém evitar o consumo de frutas, verduras e leite em excesso. - Nos sete dias anteriores, o cliente não pode realizar exames radiológicos do trato urinário com o uso de contraste. - Para clientes do sexo feminino, o ideal é não fazer o exame no período da menstruação. - Além disso, nas 48 horas que antecedem o exame, as mulheres não devem usar creme/óvulo vaginal nem fazer ducha ou lavagem interna, assim como exame ginecológico com toque ou ultra-sonografia transvaginal.

Processamento e adequação da amostra

- Lâminas já preparadas com o citocentrifugado: devem ser enviadas fixadas em álcool 95% ou fixador celular - Enviar a urina sem conservador e refrigerada, o mais rápido possível, ao AP ou proceder conforme as situações abaixo descritas: 1) Material colhido no laboratório ou material enviado (PROCEDENTE DA CIDADE DE SÃO PAULO): se for chegar ao setor em até 12 horas após a coleta, enviar o material refrigerado sem conservante (sem álcool 50%); 2) Material enviado (PROCEDENTE DE OUTRAS CIDADES): colocar álcool 50% v/v e manter refrigerado.Identificar no frasco que o material está diluído em álcool. 3) Material colhido no sábado, domingo ou feriado - colocar no àlcool 50% v/v e manter refrigerado. Identificar no frasco que o material está diluído em álcool. Instrução para preparar o álcool 50%: A partir do álcool absoluto (100%), misturar partes iguais de álcool e água destilada.Por exemplo: 50 ml de álcool 100% e 50 mL de água destilada. Instruções para misturar o álcool 50% na urina: Misturar volumes iguais de urina e álcool 50%. Por exemplo: 20 mL de alcool 50% em 20 mL de urina. Enviar a amostra refrigerada ao setor.

Método

- Exame citológico quantitativo de citocentrifugados de urina corados pelo Papanicolaou. É realizada avaliação dos aspectos citológicos que refletem os efeitos hormonais, e o relatório é descritivo.

Valor de referência

- No urocitograma é realizada avaliação e contagem diferencial dos tipos epiteliais presentes na urina, que refletem indiretamente os efeitos hormonais sobre os tecidos e células do organismo. Índices cariopicnótico e eosinófilo elevados e de maturação "desviado para direita" indicam maior atividade estrôgenica. A interpretação adequada depende de conhecimento de dados clínicos.

Interpretação e comentários

- O urocitograma compreende a avaliação e a contagem diferencial dos tipos epiteliais presentes na urina, que refletem indiretamente os efeitos hormonais sobre os tecidos e as células do organismo.Vale lembrar que medicações hormonais e infecções urinárias interferem no resultado deste exame.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 30 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822