Outros nomes: Células neoplásicas no líquido sinovial, Citológico no líquido sinovial, CRISTAIS NO LIQUIDO SINOVIAL, PESQ DE, Citológico do líquido sinovial com punção, Citológico de líquido sinovial, Punção de líquido sinovial com citológico, Citológico em líquido de punção articular, Citologia de líquido sinovial com teste de mucina e pesquisa de cristais, Pesquisa de cristais de ácido úrico no líquido sinovial, Citológico sinovial líquido
I - Critérios de realização
- Se for realizar na unidade Fleury HIGIENÓPOLIS, é necessário realizar o procedimento de coleta (punção da articulação em estudo), guiado por ultrassom ou raios X, conforme solicitação médica.
- Neste caso, é necessário trazer solicitação médica e os clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um adulto responsável.
- É necessário aguardar 7 dias caso já tenha realizado punção na articulação em estudo, e 30 dias, caso tenha recebido algum tipo de medicamento intra-articular.
- As amostras devem ser enviadas refrigeradas e entregues até 48 horas após a coleta, com um mínimo de 1 mL de liquido sinovial ao setor ANSE.
- Para materiais enviados: Encaminhar material o mais rápido possível para o setor ANSE, de segunda à sexta das 7 horas às 17 horas, sábados das 7 horas às 12 horas; exceto domingos e feriados. Após esses horários, domingos e feriados, devem respeitar o fluxograma estabelecido, encontrado em:
\\GRUPOFLEURY\Area Tecnica\AC\Publico\Gerenciamento Rotina\ANSE\fluxograma de CTSINOV hospitais
Regionais não encaminhar materiais aos Sábados, pois setor não funciona domingo. Material deve chegar a ANSE (Paraiso) até às 12h de sábado, exceto feriados.
Sempre consultar o setor técnico antes de enviar amostra. Enviar material em tubo seco e em tubo com EDTA. Anotar local de punção, volume total coletado e o horário da coleta. Atentar ao prazo de estabilidade do material. Caso o médico tenha solicitado exames bioquímicos realizar as referidas alíquotas (ex: proteína, glicose).
- Emitir folha de trabalho
- Conferir identificação e qualidade do material.
- Enviar, o material com e sem anticoagulante à seção de Análise seminal, refrigerado.
Material colhido na unidade Higienópolis (Fleury):
- Enviar o material refrigerado com e sem anticoagulante à seção de Análise seminal. Solicitar transporte esporádico ( motoboy ) para envio da amostra após horários de recebimento.
- ESTABILIDADE:
Refrigerado em tubo seco e tubo com EDTA: até 48h pós coleta.
- As amostras devem ser enviadas refrigeradas e entregues até 48 horas após a coleta, com um mínimo de 1 mL de liquido sinovial ao setor ANSE.
- Para materiais enviados: Encaminhar material o mais rápido possível para o setor ANSE, de segunda à sexta das 7 horas às 17 horas, sábados das 7 horas às 12 horas, exceto domingos e feriados.
Após esses horários, domingos e feriados, devem respeitar o fluxograma estabelecido, encontrado em:
\\GRUPOFLEURY\Area Tecnica\AC\Publico\Gerenciamento Rotina\ANSE\fluxograma de CTSINOV hospitais
Regionais não encaminhar materiais aos Sábados, pois setor não funciona domingo. Material deve chegar a ANSE (Paraiso) até às 12h de sábado, exceto feriados.
Sempre consultar o setor técnico antes de enviar amostra. Enviar material em tubo seco e em tubo com EDTA. Anotar local de punção e volume total coletado e o horário da coleta. Atentar ao prazo de estabilidade do material. Caso o médico tenha solicitado exames bioquímicos realizar as referidas alíquotas (ex: proteína, glicose).
- Estudo físico e citológico após coloração por panotico. Inclui teste de mucina e pesquisa de cristais, contagem global e diferencial.
- Em indivíduos normais não se consegue obter líquido das cavidades sinoviais.
- Contagem global de celulas até 200/mm³.
- Neutrófilos menor que 25%.
- Ausência de cristais.
- Esse exame contribui para o diagnóstico diferencial de artroses, processos inflamatórios e infecciosos, sendo particularmente útil na gota, na qual a pesquisa de cristais de urato é positiva, e na pseudogota, na qual estão presentes os cristais de pirofosfato de cálcio. A contagem global e a quantidade de neutrófilos classificam o tipo de derrame.