Citológico, nasal

Outros nomes:

CITOGRAMA NASAL

Citológico nasal

CITOLOGICO NASAL CO QUANTIFICACAO DE EOSINOFILOS

EOSINOFILOS EM MUCO NASAL

EOSINOFILOS EM SECRECAO NASAL, PESQ DE

NARIZ, CITOLOGICO NASAL

NASAL, CITOLOGICO

CITOLOGIA NASAL

Orientações necessárias

- O cliente não deve usar medicamentos tópicos nas 24 horas que antecedem o exame. - Se houver solicitação de nasofibroscopia e CTNASAL, o ideal é colher o CTNASAL ANTES da nasofibroscopia, se for feita no próprio Fleury. A irritação da mucosa provocada pela nasofibroscopia vai alterar os parâmetros do CTNASAL. Caso o cliente já tenha realizado a nasofibroscopia, esperar pelo menos 24h (idealmente 48h) antes de colher o CTNASAL.

Processamento e adequação da amostra

- Avaliar, ao microscópio, a quantidade e qualidade do material. - Examinar, com aumento 10x, toda a área onde foi feito o esfregaço a procura de agrupamentos de células cilíndrico-ciliadas. Usar aumento 40x somente para verificar o tipo celular. - Acondicionar a lâmina em caixa apropriada com a etiqueta de identificação na caixa - Enviar à seção, em temperatura ambiente Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 24 horas (PREFERENCIALMENTE); Refrigerada (2-8 ºC): após 24 horas até 48 horas, sem fixação (esfregaço a seco); Congelada (-20 ºC): não aceitável.

Método

- Estudo citológico após coloração pelo Kit Panótico.

Valor de referência

- Células caliciformes: até 20%. - Linfócitos, neutrófilos, mastócitos e eosinófilos: raros.

Interpretação e comentários

- O exame consiste na avaliação da presença de leucócitos e eritrócitos e na semiquantificação das células inflamatórias em esfregaço corado pelo Kit Panótico, com particular ênfase em eosinófilos e mastócitos. É utilizado para categorizar as rinites. - Em processos com obstrução nasal crônica de qualquer etiologia, o número de células caliciformes pode ser superior a 20%. Nas situações de aumento da cavidade nasal (rinite atrófica), essa quantidade diminui e ocorre metaplasia para epitélio plano. Nos processos alérgicos, como asma e rinite, há aumento de mastócitos e/ou eosinófilos. Já em doenças bacterianas ou virais, encontram-se neutrófilos em grande quantidade.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.