Citológico, nasal

Outros nomes:
CITOGRAMA NASAL
CITOLÓGICO NASAL
CITOLOGICO NASAL CO QUANTIFICACAO DE EOSINOFILOS
EOSINOFILOS EM MUCO NASAL
EOSINOFILOS EM SECRECAO NASAL, PESQ DE
NARIZ, CITOLOGICO NASAL
NASAL, CITOLOGICO
CITOLOGIA NASAL

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 1 dia útil (sem contar sábado) às 20h

Orientações necessárias

- O cliente não deve usar medicamentos tópicos nas 24 horas que antecedem o exame. - Se houver solicitação de nasofibroscopia e CTNASAL, o ideal é colher o CTNASAL ANTES da nasofibroscopia, se for feita no próprio Fleury. A irritação da mucosa provocada pela nasofibroscopia vai alterar os parâmetros do CTNASAL. Caso o cliente já tenha realizado a nasofibroscopia, esperar pelo menos 24h (idealmente 48h) antes de colher o CTNASAL.

Processamento e adequação da amostra

- Avaliar, ao microscópio, a quantidade e qualidade do material. - Examinar, com aumento 10x, toda a área onde foi feito o esfregaço a procura de agrupamentos de células cilíndrico-ciliadas. Usar aumento 40x somente para verificar o tipo celular. - Acondicionar a lâmina em caixa apropriada com a etiqueta de identificação na caixa - Enviar à seção, em temperatura ambiente Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 24 horas (PREFERENCIALMENTE); Refrigerada (2-8 ºC): após 24 horas até 48 horas, sem fixação (esfregaço a seco); Congelada (-20 ºC): não aceitável.

Método

- Estudo citológico após coloração pelo Kit Panótico.

Valor de referência

- Células caliciformes: até 20%. - Linfócitos, neutrófilos, mastócitos e eosinófilos: raros.

Interpretação e comentários

- O exame consiste na avaliação da presença de leucócitos e eritrócitos e na semiquantificação das células inflamatórias em esfregaço corado pelo Kit Panótico, com particular ênfase em eosinófilos e mastócitos. É utilizado para categorizar as rinites. - Em processos com obstrução nasal crônica de qualquer etiologia, o número de células caliciformes pode ser superior a 20%. Nas situações de aumento da cavidade nasal (rinite atrófica), essa quantidade diminui e ocorre metaplasia para epitélio plano. Nos processos alérgicos, como asma e rinite, há aumento de mastócitos e/ou eosinófilos. Já em doenças bacterianas ou virais, encontram-se neutrófilos em grande quantidade.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822