Citomegalovírus, Anticorpos IgG e IgM, soro

Outros nomes:
CITOMEGALIA, SOROLOGIA PARA
CITOMEGALOVÍRUS (CMV), ANTICORPOS ANTI
CMV, SOROLOGIA
SOROLOGIA PARA VÍRUS DE INCLUSÃO CITOMEGÁLICA
CITOMEGALOVIRUS, SOROLOGIA PARA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 2 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Não aliquotar; - Soro (volume ideal: 1,0 mL; volume mínimo: 0,5 mL); - Enviar à seção, em temperatura ambiente. - Unidade Brasília: Enviar material refrigerado. - Eventualmente poderá ser utilizado plasma (EDTA, citrato ou heparina). Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 12 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias; Congelada (-20 ºC): 3 meses.

Método

- IgG: Imunofluorimétrico em micropartículas. - IgM: Quimioluminescência com micropartículas.

Valor de referência

- IgG: - Não reagente: inferior a 15 UA/mL - Indeterminado: de 15 a 20 UA/mL - Reagente: superior a 20 UA/mL Obs.: UA = Unidades Arbitrárias - IgM: - Não Reagente: Inferior a 0,85 - Indeterminado: De 0,85 a 1,4 - Reagente: Superior a 1,4

Interpretação e comentários

- A reação positiva para IgG, independente do título, pode significar infecção atual ou pregressa. Segundo os fabricantes do kit, essa metodologia não está validada para a pesquisa de IgG em duas amostras consecutivas, com a finalidade de documentar ascensão de título. Portanto, a valorização de IgG para diagnóstico de infecção aguda só é válida quando ocorre soroconversão entre duas amostras (passando de "não reagente" a "reagente", independente do nível de anticorpos). Em casos com quadro clínico sugestivo, atipia linfocitária e sorologia negativa, deve-se suspeitar de toxoplasmose ou mononucleose, que apresentam quadros clínicos superponíveis. - Quando a pesquisa de IgM é positiva, pode-se relacioná-la, dependendo do histórico clínico do paciente, a uma infecção primária aguda, reativação ou reinfecção. - Sempre que o teste é realizado com sangue colhido no início do quadro clínico, a pesquisa pode ser negativa. Nesta situação, recomenda-se nova dosagem após 7 dias. - Anticorpos IgM podem persistir por meses após a infecção primária, o que impede determinar com certa precisão quando a infecção ocorreu. - A pesquisa de IgM em sangue de cordão umbilical ou em soro de neonatos também não está validada por esta metodologia. - A reativação com vírus latente, ou a reinfecção com vírus exógeno (de outro subtipo) pode ocorrer com produção de IgM, particularmente, em pacientes imunodeprimidos (transplantados cardíacos ou renais).

Orientações necessárias

- Este exame não necessita de preparo.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822