Citomegalovírus, Detecção Qualitativa do DNA por PCR, Vários Materiais

Outros nomes:
CITOMEGALOVIRUS, QUALITATIVO, POR PCR, SANGUE, URINA, LÍQUOR, LÍQUIDO AMNIÓTICO
PESQUISA DE CITOMEGALOVÍRUS POR PCR (DNA), LÍQUOR, LÍQUIDO AMNIÓTICO
PCR QUALITATIVO PARA CITOMEGALOVÍRUS, VÁRIOS MATERIAIS
CMV, PESQUISA POR PCR, QUALITATIVO

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 2 dias úteis (incluindo sábados) às 22h

Orientações necessárias

- Exame realizado em líquido amniótico. - Pode ser feito ainda em outros materiais biológicos, tais como aspirado de medula óssea, esperma e tecido fresco, porém o desempenho deste teste nestes materiais não foi tecnicamente verificado. - Não pode ser feito em fezes e em material fixado em formol ou emblocado em parafina. - Em caso de coleta de líquido amniótico no Fleury, há necessidade de agendar a punção com antecedência. - O Fleury não recebe material em seringa com agulha.

Processamento e adequação da amostra

LÍQUIDO AMNIÓTICO: - Enviar o tubo refrigerado (2-8 ºC) à seção em até 48 horas. Obs: Em caso de materiais compartilhados com a MIC e/ou outros setores, favor encaminhar o material primeiro à MIC. Caso não haja exames pertinentes à microbiologia, enviar primeiro para a BMO. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: não aceitável; Refrigerada (2-8 ºC): 48 horas; Congelada (-20 ºC): 1 mês.

Método

- PCR em tempo real (não é realizada quantificação).

Valor de referência

- Negativo. - Limite inferior de detecção: 600 UI/mL.

Interpretação e comentários

- O teste tem utilidade para o diagnóstico de infecção por citomegalovírus (CMV), uma doença frequentemente inaparente em indivíduos imunocompetentes, mas que tem importância clínica quando acomete imunossuprimidos, como transplantados, pacientes em quimioterapia prolongada ou com AIDS, assim como em mulheres grávidas, já que o vírus pode causar aborto ou infecção fetal. As técnicas moleculares para detecção do CMV são mais sensíveis do que os métodos tradicionais de determinação de antigenemia, permitindo avaliar até mesmo pacientes neutropênicos. Além disso, podem ser mais informativas do que a sorologia. Nesse método, o DNA do CMV é detectado em amostras de líquido amniótico e outros fluidos por meio de PCR em tempo real. Por ser qualitativo, o uso deste teste deve se limitar a situações especiais, a exemplo da pesquisa do vírus no líquido amniótico de gestantes com possível infecção fetal intra-uterina.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822