Citrato, urina

Outros nomes:

ACIDO CITRICO NA URINA

CALCULO RENAL, CITRATO NA URINA

CITRATO NA URINA, DOSAGEM DE

NEFROLITIASE, CITRATO NA URINA

RIM, CALCULO, CITRATO NA URINA

CITRATO NA URINA

CITRATURIA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h*

* Este prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, ligue para a nossa Central de Atendimento para confirmar o prazo na unidade de preferência.

Orientações necessárias

- Esse exame é realizado em urina colhida durante 24 horas. - Para mulheres, o ideal é não fazer a coleta durante a menstruação. - O cliente precisa retirar, no Fleury, os frascos e as instruções necessárias. - O material deve ser entregue no Fleury até 24 horas após o término da coleta.

Processamento e adequação da amostra

- Homogeneizar e medir o volume total; - Aliquotar 4 mL em 1 tubo plástico estéril com capacidade para 4 mL; - Anotar volume total, na ficha do cliente e no sistema de gerenciamento de amostra; - Enviar à seção refrigerado. - Volume ideal: 4 mL; volume mínimo: 3 mL. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 24 horas; Refrigerada (2-8 °C): 10 dias; Congelada (-20 °C): 30 dias. - Volumes de urina inferiores a 500 mL ou superiores a 5000 mL devem ser informados à área técnica via manifestação.

Método

- Enzimático automatizado.

Valor de referência

- Adultos: acima de 320 mg/24 horas. - Crianças com menos de 7 anos: OBS: Não há valores de referência estabelecidos para a faixa etária pediátrica, sabe-se, todavia, que crianças normais de até 7 anos têm em média excreção de citrato 70% inferior à observada em adultos. - Crianças com idade entre 7 e 15 anos: OBS: Não há valores de referência estabelecidos para a faixa etária pediátrica, sabe-se, todavia, que crianças normais entre 7 e 15 anos têm em média excreção de citrato 30% inferior à observada em adultos.

Interpretação e comentários

- O teste é útil na avaliação e acompanhamento de indivíduos com nefrolitíase, uma vez que a hipocitratúria, predispõem o organismo à formação de cálculos urinários. A administração de citrato por via oral pode contribuir para aumentar sua excreção na urina. Idealmente, a dosagem de citrato deve ser realizada em urina de 24 horas, uma vez que a sua dosagem em amostra isolada pode deixar de identificar indivíduos com hipocitratúria.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822