Clonalidade da célula T, por Citometria de fluxo, Vários Materiais

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (sem contar o sábado) às 22h

Orientações necessárias

I - Materiais Este exame é realizado em sangue periférico, aspirado de medula óssea e fragmentos de tecido (linfonodo). II - Para coletas no Fleury - Para coletas de medula óssea, linfonodo, no Fleury, o cliente deve agendar o procedimento de coleta com antecedência. III - Para materiais enviados - É necessário obter, com antecedência, as orientações para a coleta e o envio da amostra, bem como o questionário que deve ser preenchido pelo cliente. - Há restrição de dias e horários para a entrega de material colhido fora do Fleury. Assim, convém consultar a Central de Atendimento ao Cliente previamente. - Importante: - O preenchimento correto do questionário é imprescindível para a análise do material biológico enviado.

Processamento e adequação da amostra

- Conferir a identificação e qualidade do material - Enviar à seção em temperatura entre 18 a 22 °C, aceitando-se uma variação de até 3ºC., na parte superior da caixa de malote com controle de temperatura. - Distribuição unidades Hospitalares: - Conferir a identificação e qualidade do material - Conferir se todos os documentos necessários para a realização do exame foram entregues juntamente com a amostra (Questionário ou receita médica com histórico e hipótese diagnóstico do cliente) - Priorizar o gerenciamento da amostra - Acondicionar em caixa plástica/papelão com a sinalização de amostra urgente, juntamente com o protocolo de envio de amostras urgentes. - As amostras de sangue periférico, lâminas de medula óssea e o aspirado de medula óssea deverão ser enviados juntos para os setores, o mais urgente possível. - Enviar à seção em temperatura entre 18 a 22 °C, aceitando-se uma variação de até 3ºC, , na parte superior da caixa de malote com controle de temperatura. - Solicitar transporte urgente para o envio da amostra à seção caso os horários de malote pré- estabelecidos não possam atender a urgência necessária para o rápido recebimento da amostra pelo setor técnico. ATENÇÃO: enviar ou scanear o questionário ou receita médica com histórico e hipótese diagnóstica do cliente. - Unidades Leblon e Brasília: - Envolver as amostras em papel filtro, colocar em saco plástico bolha e acondicionar nas bags para transporte. --Enviar ao setor na caixa refrigerada. - Estabilidade da amostra: --Temperatura ambiente: 24 horas, entre 18 a 22 °C, aceitando-se uma variação de até 3 ºC, na parte superior da caixa de malote. - Refrigerada (2-8 ºC): temperatura entre 7 a 10 °C, aceitando-se uma variação de até 3ºC. --Congelada: não aceitável.

Método

- Análise por citometria de fluxo.

Valor de referência

- Descritivo.

Interpretação e comentários

- O diagnóstico das doenças linfoproliferativas crônicas de linfócitos T requer o emprego de diferentes métodos diagnósticos, sendo a citometria de fluxo (CMF) uma técnica de fundamental importância nesse contexto. Neoplasias de células T maduras podem ser identificadas por citometria por meio da restrição de subpopulações de células T (por exemplo, linfocitose com predomínio de células CD4+ ou CD8+ e alteração da relação CD4/CD8) e da expressão antigênica aberrante, como diminuição ou ausência de antígenos pan-T (CD2, CD5 e CD7) e expressão de antígenos não expressos em células T normais. No entanto, a deficiência de antígenos pan-T também pode ser encontrada em linfócitos T reacionais ou em pequenas subpopulações de células T, o que implica realizar o diagnóstico definitivo sempre em conjunto com o quadro clínico e morfológico e com a detecção de clonalidade por biologia molecular, por meio de estudo do receptor de células T (TCR) ou de anticorpos monoclonais direcionados contra famílias da região variável da cadeia beta do TCR (TCRV-beta) por citometria de fluxo. Dois padrões de clonalidade por citometria são identificados: linfomas com restrição de expressão de uma das famílias (identificação direta) e casos sem expressão das famílias de TCRV-beta (identificação indireta) na população de linfócitos T suspeita.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822