Outros nomes: Leponex, Pesquisa e dosagem no sangue clozapina, Pesquisa e dosagem no sangue norclozapina
- Para a realização deste teste, o cliente deve estar com a dosagem estável da medicação há pelo menos dois dias.
- O indivíduo precisa manter, obrigatoriamente, o horário usual de tomar o medicamento e fazer a coleta da amostra até uma hora antes desse momento habitual ou, então, de acordo com o pedido médico.
- Caso o medicamento seja usado apenas uma vez ao dia, a coleta deve ser realizada pelo menos 12 horas após ele ter sido tomado.
- Em suspeitas de intoxicação, o exame pode ser feito a qualquer momento.
- Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição até a manipulação.
- Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 °C;
- Centrifugar até 4 horas após a coleta.
- Aliquotar 3,0 mL de soro em 1 tubo seco;
- Encaminhar à seção, refrigerado.
- Volume mínimo: 2,0 mL de soro em 1 tubo seco;
Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 8 horas;
Refrigerada (2-8 ºC): 1 semana
Congelada (-20 ºC): 60 dias.
- Cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC).
Clozapina:
- Nível terapêutico:50 a 700 ng/mL.
Norclozapina:
- Nível terapêutico: Não determinado.
- A clozapina é um antipsicótico atípico que se liga a receptores de dopamina, acetilcolina, histamina e serotonina, estando indicada no tratamento de esquizofrenia refratária a outros medicamentos antipsicóticos, de psicose parkinsoniana e de pacientes com comportamento suicida recorrente. Essa substância possui maior ação no sistema límbico do que nos núcleos da base, o que explica a relativa ausência de sintomas de impregnação extrapiramidal com seu uso. Como principais efeitos colaterais, destacam-se o aumento da prolactina, as crises epilépticas e a agranulocitopenia (em 1% a 2% dos casos), que necessita ser constantemente monitorada.
- O fármaco, que circula ligado às proteínas do plasma (95%), é metabolizado em norclozapina, que possui fraca ação farmacológica. Após a ingestão, atinge pico sérico em aproximadamente duas horas e é quase completamente biotransformado antes da excreção. Dos metabólitos principais, somente o desmetilado apresenta atividade. Suas ações farmacológicas assemelham-se às da clozapina, mas são consideravelmente mais fracas e de duração mais curta.
- O metabolismo ocorre no fígado, via CYP1A2 e 3A4, a meia-vida de eliminação é de 12 horas e a excreção ocorre pela urina e pelas fezes. Indivíduos que fazem uso concomitante de indutores da CYP1A2 (omeprazol e tabaco) e da CYP3A4 (carbamazepina, fenitoína e rifampicina) podem ter os níveis séricos de clozapina diminuídos. Por outro lado, inibidores da CYP, tais como cimetidina, eritromicina (3A4), fluvoxamina (1A2) e ciprofloxacino (1A2), antimicóticos azídicos, cafeína e inibidores seletivos da recaptação da serotonina (paroxetina, sertralina, fluoxetina e citalopram), são capazes de causar elevações das concentrações da medicação.
- A dosagem de clozapina permite avaliar a adesão ao tratamento e detectar níveis tóxicos. A intoxicação caracteriza-se por sonolência, letargia, arreflexia, coma, confusão mental, alucinações, agitação, delírio, sintomas extrapiramidais, hiper-reflexia e convulsões. Observam-se ainda sinais como sialorreia, midríase, visão turva e labilidade térmica, bem como hipotensão, colapso, taquicardia e arritmias cardíacas, além de pneumonia por aspiração, dispneia, depressão ou parada respiratória.