Cobre, urina

Outros nomes:
COBRE, PESQUISA E DOSAGEM NA URINA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 5 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h

Orientações necessárias

- Este exame é realizado em urina colhida durante 24 horas. - O material pode ser coletado após o uso de quelante de cobre (D-penicilamina), desde que o Fleury seja previamente informado a respeito. - O cliente precisa retirar, na unidade de atendimento, as instruções necessárias para colher a urina de 24 horas, assim como os frascos adequados. - A amostra deve ser entregue até 24 horas após o término da coleta. - Mulheres idealmente não devem estar menstruadas durante o período de coleta.

Processamento e adequação da amostra

- Medir e anotar o volume total; - Aliquotar 4 mL de urina em 1 tubo vacutainer de 4 mL; - Encaminhar à seção, refrigerado.

Método

- Espectrofotometria de absorção atômica com forno de grafite.

Valor de referência

15 - 60 microgramas/24 horas.

Interpretação e comentários

- Em condições habituais, menos de 3% do total da excreção do cobre se dá pela via urinária, já que esse metal é eliminado do organismo predominantemente pelo sistema biliar. No entanto, quando existe obstrução das vias biliares, tal como ocorre na cirrose biliar e na colangite esclerosante primária, a eliminação do elemento pela urina aumenta. Da mesma forma, na doença de Wilson, condição geneticamente determinada em que há um defeito na proteína responsável pelo transporte do cobre para o canalículo biliar, observa-se elevação na excreção urinária desse metal. O uso do quelante de cobre D-penicilamina leva a um significativo aumento de sua excreção e contribui para avaliar, em portadores dessa doença genética, a resposta ao tratamento. - Em caso de avaliação ocupacional, a interpretação dos resultados fica a critério médico, já que não está determinado o Índice Biológico Máximo Permitido (IBPM), o qual depende principalmente do histórico dos resultados.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 10 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822