Colpocitologia Hormonal, 1 coleta, material vaginal e colo uterino

Outros nomes:
COLPOCITOLOGIA C/INDICE DE MATURACAO, 1 AMOSTRA
COLPOCITOLOGIA FUNCIONAL UMA AMOSTRA
COLPOCITOLOGIA HORMONAL, 1 COLETA
COLPOCITOLOGIA HORMONAL PELA TÉCNICA DE SCHORR E PAPANICOLAOU, 1 AMOSTRA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 2 dias úteis (sem contar o sábado) às 20h

Orientações necessárias

I - Critérios de realização - Este exame não requer agendamento e pode ser feito em material colhido no Fleury ou enviado. - Em crianças, o exame é realizado em urina. - Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhadas de um adulto responsável. II - Preparo - Nas 48 horas anteriores ao exame, é necessário seguir os cuidados abaixo: -- não usar creme e/ou óvulo vaginal; -- não utilizar ducha nem fazer lavagem interna; -- não realizar exame ginecológico com toque, ultra-sonografia transvaginal e/ou ressonância magnética da pelve. -- não manter relações sexuais, com ou sem uso de preservativos. - Idealmente, a coleta não deve ser feita durante a menstruação, mas pode ser realizada em vigência de sangramento não-menstrual..

Processamento e adequação da amostra

- Enviar as lâminas já colhidas e fixadas para a AP, em temperatura ambiente - Quando o material for urina: - Enviar a urina sem conservador e refrigerada, o mais rápido possível, ao AP ou proceder conforme as situações abaixo descritas: 1) Se o material for chegar ao setor em até 24 horas após a coleta, enviar o material refrigerado sem conservante (sem álcool 50%); 2) Material colhido no sábado, domingo ou feriado - colocar no àlcool 50% v/v e manter refrigerado. Identificar no frasco que o material está diluído em álcool. Instrução para preparar o álcool 50%: - A partir do álcool absoluto (100%), misturar partes iguais de álcool e água destilada.Por exemplo: 50 mL de álcool 100% e 50 mL de água destilada. Instruções para misturar o álcool 50% na urina: - Misturar volumes iguais de urina e álcool 50%. Por exemplo: 20 mL de alcool 50% em 20 mL de urina.

Método

- Os esfregaços são corados pela técnica de Papanicolaou para avaliação hormonal e para pesquisa de células neoplásicas.

Valor de referência

- É dada uma percentagem dos diferentes tipos de células da mucosa vaginal (ou uroteliais no caso da urina), com avaliação da atividade estrogênica e, quando indicado, avaliação da ação lútea. Adicionalmente é feita a pesquisa de células neoplásicas, análise semelhante ao descrito na colpocitologia oncótica.

Interpretação e comentários

- A avaliação hormonal é uma estimativa indireta do efeito dos hormônios -- especialmente estrógeno e progesterona -- sobre as células do epitélio de revestimento da mucosa vaginal. Os índices cariopicnótico, eosinofílico e de maturação, associados à análise morfológica dos esfregaços, fornecem uma indicação aproximada da ação hormonal, que, contudo, não apresenta reprodutibilidade confiável ou correlação com os níveis séricos ou com os sintomas clínicos das mulheres. Assim, recomenda-se a monitoração dos níveis hormonais por meio de exames de sangue específicos. - Na presença de algum processo inflamatório ou infeccioso vaginal ou, ainda, na vigência do uso de medicamentos como digitálicos e hormônios, pode haver alterações nas características (maturação) das células escamosas, o que interfere na avaliação.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822