Colpocitologia Oncótica, material vaginal e colo uterino

Outros nomes:

CITOLOGIA CERVICOVAGINAL EM LÂMINAS

COLPOCITOLOGIA ONCÓTICA EM LÂMINAS

COLPOCITOLOGIA ONCÓTICA EM ESFREGAÇO DE LÂMINAS

PAPANICOLAOU EM LÂMINAS

CITOLOGIA TRÍPLICE CERVICOVAGINAL EM LÂMINAS

CITOLOGIA VAGINAL EM LÂMINAS

CITOPATOLÓGICO DE ESFREGAÇO DE COLO UTERINO EM LÂMINAS

CITOLOGIA CÉRVICO-VAGINAL EM LÂMINAS

PAPANICOLAU EM LÂMINAS

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 2 dias úteis (sem contar o sábado) às 20h*

* Este prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, ligue para a nossa Central de Atendimento para confirmar o prazo na unidade de preferência.

Orientações necessárias

I - Critérios de realização - Este exame é realizado em material colhido no Fleury ou enviado. II - Preparo - Nas 48 horas anteriores ao exame, é necessário seguir os cuidados abaixo: -- não usar creme e/ou óvulo vaginal; -- não utilizar ducha nem fazer lavagem interna; -- não realizar exame ginecológico com toque, ultra-sonografia transvaginal e/ou ressonância magnética da pelve. -- não manter relações sexuais, com ou sem uso de preservativos. - Idealmente, a coleta não deve ser feita durante a menstruação, mas pode ser realizada em vigência de sangramento não-menstrual.

Processamento e adequação da amostra

- Enviar o material à seção, em temperatura ambiente.

Método

- Esfregaços de secreção cérvico - vaginal corados pela técnica de Papanicolaou para pesquisa da flora vaginal e de células neoplásicas.

Valor de referência

- O resultado é emitido seguindo-se nomenclatura padronizada, baseada no consenso de Bethesda de 2001. O modelo contempla um campo com diagnósticos e outro com observações que tem por finalidade a sua complementação ou descrição. Eventualmente podem ser sugeridas opções a serem julgadas pelo médico assistente para melhor esclarecimento do caso.

Interpretação e comentários

- O objetivo principal deste exame é a detecção de lesão intra-epitelial e neoplasia invasiva. O médico deve ter em mente, contudo, que é inerente ao método a não-detecção dessas lesões (quando existentes) em pequeno número de casos. Essa fração, entretanto, se reduz a cerca de 1% quando a colpocitologia é repetida em três ciclos preventivos anuais consecutivos. Portanto, um exame negativo não deve ser tomado como um indicador isolado absoluto de ausência de tais lesões-alvo.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.