Outros nomes: PCR para BK em biópsia de tecido fixada em formol, incluída ou não em parafina, Pesquisa por PCR em material parafinado Mycobacterium tuberculosis, Pesquisa por PCR em material fixado tuberculose, Detecção por PCR em tempo real em material fixado Mycobacterium tuberculosis, Pesquisa por PCR em material parafinado complexo micobacteria tuberculose
- Este exame detecta a presença do agente da tuberculose em biópsia de tecido fixada em formol, incluída ou não em parafina.
- Enviar o material para o Setor de Anatomia Patológica em temperatura ambiente.
- Estabilidade da amostra
- O material se mantém estável em temperatura ambiente por, no mínimo, um ano.
- PCR em tempo real.
- Negativo.
- Este teste detecta a sequência de inserção IS6110, específica do complexo M. tuberculosis, que compreende as espécies M. tuberculosis, M. bovis, M. bovis BCG, M. africanum, M. microti e M. pinnipedii.
- O exame com maior sensibilidade para o diagnóstico da tuberculose ainda é o isolamento em cultura com o uso de um meio sólido e um meio líquido.
- A sensibilidade e a especificidade da PCR em tempo real, quando comparada com a cultura, são de 74,6% e 98,5%, respectivamente; portanto, a negatividade da PCR não exclui o diagnóstico de tuberculose. Nas amostras cuja microscopia indica a presença de bacilos álcool-ácido resistentes, a sensibilidade aproxima-se de 99%.