Outros nomes: Teste de antiglobulina direto eritrócitos , TAD teste de antiglobulina direto , DAT direct antiglobulin test , Coombs direto anemia hemolitica, Coombs direto hemolitica anemia, Pesquisa de sensibilização eritrocitária, Coombs direto
- Não manusear.
- Enviar o material à seção em temperatura ambiente.
Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 3 dias;
Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias;
Congelada (-20 ºC): não aceitável.
Gel teste
- Negativo: ausência de autoanticorpos contra antígenos eritrocitários.
- O Coombs direto, atualmente chamado de teste direto da antiglobulina, avalia a presença de IgG e/ou da fração do complemento que esteja revestindo a superfície dos eritrócitos in vivo. É interpretado segundo a intensidade de aglutinação e tem seu resultado representado por cruzes, que o graduam em fracamente positivo, 1+, 2+, 3+ e 4+.
- O exame é útil no diagnóstico das anemias hemolíticas autoimunes e das anemias causadas por drogas, assim como da doença hemolítica perinatal decorrente da incompatibilidade materno-fetal entre os antígenos dos sistemas de grupos sanguíneos, principalmente o Rh.
- Juntamente com o Coombs indireto, o presente teste também serve para o diagnóstico de reações transfusionais hemolíticas imunes. Na anemia hemolítica autoimune a quente geralmente o resultado é positivo e tem, como fração adsorvida,, a IgG. Já na presença de crioaglutinina, o C3d é a fração adsorvida mais frequentemente. Um exame positivo não se associa sempre à hemólise, da mesma forma que um exame negativo não exclui hemólise autoimune, devido à sensibilidade do método.
- Pacientes que usam metildopa podem apresentar positividade em decorrência da presença do autoanticorpo IgG, geralmente com especificidade para o sistema Rh.
- Este exame não necessita de preparo.