Coprológico, fezes

Outros nomes:
GASTROINTESTINAL-TRATO, ADULTO E CRIANÇA, PROVA FUNCIONAL
COPROLÓGICO FUNCIONAL, ADULTO E CRIANÇA
EXAME DE COPROLOGIA FUNCIONAL

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 5 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

- É necessário retirar no Fleury, a folha de instruções e o material adequado para a coleta da amostra. - Nas 72 horas que antecedem o exame, o cliente não pode utilizar contraste radiológico por via oral. - Caso o cliente tenha realizado colonoscopia, a coleta de fezes deve ser realizada pelo menos 72 horas após o procedimento. - Já nas 48 horas que antecedem o exame, não devem ser utilizadas enzimas digestivas e laxantes, a não ser por ordem do médico-assistente. - Para criança que use fralda ou que apresente quadro diarreico, as fezes têm de ser colhidas em saquinho coletor de urina, para evitar a absorção do material pela fralda, podendo ser mantidas e entregues nesse invólucro. - A evacuação não pode ser induzida por laxante ou supositório. - É necessário entregar o volume inteiro de uma evacuação para a análise deste exame. - A amostra precisa ser colocada no frasco sem conservante logo após a evacuação. - O material não pode ser contaminado com urina nem com água do vaso sanitário. - As fezes têm de ser entregues até uma hora após a coleta, se mantidas à temperatura ambiente, ou em duas horas, se estiverem refrigeradas. - Mulheres não devem fazer a coleta durante a menstruação. Se isso não for possível, é preciso colocar tampão vaginal antes de evacuar. Obs.: No coprológico de fezes, todos os exames devem estar contidos na mesma amostra, não sendo possível entregar amostras separadas em outro dia.

Processamento e adequação da amostra

Peso mínimo: 10g - Rejeitar amostra contaminada com urina. - ASSIM que o material chegar na Distribuição, determinar o pH ( orientação valida apenas para unidades com Distribuição ). - Abrir o frasco, com o auxílio de uma espátula (abaixador de língua), retirar uma porção de fezes do meio da amostra e passar na fita de pH de 5,5 a 9,0, realizar a leitura. Se houver necessidade de confirmação do resultado utilizar a fita de pH de 0,0 a 6,0 ou fita de pH 5,0 a 10,0. Unidades sem Distribuição: o profissional da coleta deve abrir o frasco, com o auxílio de uma espátula (abaixador de língua), retirar uma porção de fezes do meio da amostra e passar na fita de pH de 5,5 a 9,0. Após este procedimento aguardar a mudança de cor da fita e, realizar a leitura comparando com a escala existente na embalagem. Registrar o resultado obtido em impresso próprio e encaminhar para a Distribuição junto com a ficha de atendimento e etiqueta. Obs.: para fezes formadas e em cibalas que não houver a possibilidade de medir o pH com fezes puras, diluí-las com água ultrapura. Diluir água ultrapura apenas quando for impossível utilizar a amostra pura. - Anotar o resultado na ficha de exames, digitar e liberar o resultado no sistema. Após a realização do pH, enviar a amostra refrigerada ao setor Parasitologia. Estabilidade da amostra após a realização pH: Temperatura ambiente: não aceitável; Refrigerado (2-8 ºC): 48 horas;

Método

AFTRIPF - Imunodifusão radial. SGOCULTF - Imunocromatográfico com anticorpo monoclonal anti-hemoglobina humana. PHFECAL - Método colorimétrico utilizando papel indicador, que sofre alteração de cor em função da quantidade de íons H+ presentes no material. GORDUX - Avaliação semi quantitativa da gordura após coloração por Sudan III. PAROVS - Kato-Katz com contagem de ovos de helmintos, sempre que o resultado for positivo; Ritchie modificado e Baermann-Moraes.

Valor de referência

AFTRIPF - Até 3,0 mg/g de fezes secas. SGOCULTF - Negativo. PHFECAL - Lactentes em aleitamento materno: 5,0 - 6,0 - Não lactentes e Adultos: 6,5 - 7,5 GORDUX - Quantidade de gotículas de gorduras neutras: Normal - Quantidade de ácidos graxos e sabões: Normal PAROVS - Ausência de cistos de protozoários, ovos ou larvas de helmintos.

Interpretação e comentários

- A análise coprológica é composta de um conjunto de exames úteis na triagem para a investigação de diarreia crônica ou dor abdominal crônica recorrente. Os resultados combinados podem sugerir quadros de má absorção, doenças inflamatórias intestinais ou quadros funcionais, como a síndrome do intestino irritável.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822