Cortisol, após estímulo com ACTH, soro

Outros nomes:

ADDISON, TESTE ESTIM DA ADRENAL

ADRENAL, TESTE DE ESTIMULO DA

Cortisol, após estímulo com ACTH (sem dose especificada)

CORTISOL, PV ESTIM C/ACTH (sem dose especificada) P/DOSAR

CORTISOL, TESTE DE ESTIMULO C/ ACTH (sem dose especificada)

Cortisol, após estímulo com Cortrosina (sem dose especificada)

THORN, TESTE DE

Cortisol, após estímulo com 250 µg de ACTH

Cortisol, após estímulo com 250 mcg de ACTH

Cortisol, após estímulo com 250 microgramas de ACTH

Cortisol, após estímulo com 250 µg de Cortrosina

Cortisol, após estímulo com 250 mcg de Cortrosina

Cortisol, após estímulo com 250 microgramas de Cortrosina

TESTE DE ESTÍMULO COM 250 µg DE ACTHPARA AVALIAÇÃO DE RESERVA GLICOCORTICOIDE

Orientações necessárias

I Informações sobre o exame O exame compreende duas dosagens de cortisol (basal e após estímulo com ACTH). A duração padrão do teste é de 60 minutos ou conforme solicitação médica. Algumas pessoas podem apresentar, por alguns segundos, náuseas e calor no rosto logo após a administração da medicação. II Critérios de realização Este exame é realizado somente com solicitação médica, com CRM. Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um adulto responsável. Este exame não é realizado em menores de 3 anos e o peso mínimo para realização do exame é de 10kg A coleta deve ser feita preferencialmente até duas horas após o horário habitual de acordar. É necessário informar os nomes dos medicamentos utilizados nos últimos 30 dias, em especial corticóides. Dose de ACTH sintético (Synachten ou Cortrosyn) em crianças menores de 5 anos, deverá ser de acordo com superfície corporal (250mcg/1,73 m2) ou de acordo com pedido médico. Dose de ACTH sintético (Synachten ou Cortrosyn) em crianças entre 5 e 7 anos, deverá ser a dose de synachten 125 mcg ou de acordo com pedido médico. Dose de ACTH sintético (Synachten ou Cortrosyn) acima de 7 anos de idade, dose de synachten 250 mcg ou de acordo com pedido médico. III Preparo O uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes da coleta. Atenção! O cliente deverá adquirir, por conta própria, e trazer ao Fleury no dia do exame, uma ampola de ACTH sintético (Synacthen, Cortrosyn ou similar), na apresentação 250 ug i.m./e.v. Para compra do medicamento, é necessário que o cliente solicite ao médico solicitante, o pedido médico. Este medicamento não é vendido em farmácias, deve ser adquirido em empresas especializadas em importação de medicamentos. Por determinação da Agência de Vigilância Sanitária, estabelecida no Decreto n° 79094/77, o Fleury não dispõe do medicamento importado que é utilizado neste exame. Essa restrição abrange medicamentos importados que ainda não contam com o registro na ANVISA, que, por outro lado, permite a pessoas físicas realizarem importação desses produtos, desde que sejam destinados a uso próprio, mediante prescrição médica. Portanto, o cliente deve solicitar ao seu médico a orientação e a prescrição para compra do medicamento.

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Não aliquotar; - Enviar à seção, em temperatura ambiente; - Volume: 0,5 mL de soro (ideal), Mínimo: 0,4 mL. - Interferentes: presença de EDTA e citrato na amostra. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 2 dias; Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias; Congelada (-20 ºC): 2 anos.

Método

- Imunoensaio competitivo quimioluminescente.

Valor de referência

- Resposta normal ao estímulo com ACTH: pico do cortisol sérico > 18 ug/dL.

Interpretação e comentários

- Este é o principal teste diagnóstico para insuficiência adrenal primária (doença de Addison). Nessa condição, as glândulas adrenais já estão sob estímulo do ACTH endógeno e, por isso, não se observa um incremento da secreção de cortisol após a administração de ACTH exógeno. Na insuficiência secundária decorrente da deficiência de ACTH, como ocorre atrofia das zonas fasciculada e reticular, há possibilidade de a supra-renal não responder normalmente ao ACTH exógeno. Sendo assim, o teste diagnostica insuficiência adrenal, mas pode não distinguir essas duas entidades clínicas. Para tal fim, recomenda-se a dosagem de ACTH. - Uma resposta normal, por outro lado, não exclui a deficiência parcial de ACTH. Indivíduos com atrofia adrenal pelo uso crônico de corticosteróides ou por lesão hipofisária de longa duração podem também não responder ao teste. - Durante o exame, após a administração da medicação, é possível que haja alguns efeitos colaterais, o que ocorre em 42% dos testes. Os mais comuns são náusea (18%) e calor no rosto (18%).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.