Cortisol e ACTH, após estímulo com CRH, soro e plasma

Outros nomes:

ACTH E CORTISOL APOS ESTIMULO COM CRH

CORTISOL E ACTH APOS ESTIMULO COM CRF

TESTE DE ESTÍMULO COM CRH

Orientações necessárias

I Informações sobre o exame O exame compreende dosagens seriadas de cortisol e ACTH (basal e após estímulo com CRH). A duraçãopadrão do teste é de 60 minutos ou de acordo com a solicitação médica. O cliente deverá adquirir, por conta própria, e trazer ao Fleury no dia do exame, uma ampola do medicamento CRH sintético 100 µg. Este medicamento não é vendido em farmácias, deve ser adquirido em empresas especializadas em importação de medicamentos. Por determinação da Agência de Vigilância Sanitária, estabelecida no Decreto n° 79094/77, o Fleury não tem autorização para fornecer o medicamento importado utilizado neste exame. Essa restrição abrange medicamentos importados que ainda não contam com o registro na ANVISA. Por outro lado, pessoas físicas podem importar estes medicamentos desde que sejam destinados a uso próprio, mediante prescrição médica. Portanto, o cliente deve solicitar ao seu médico a orientação e a prescrição para compra do medicamento. O uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes da coleta. II Critérios de realização Este exame é realizado somente com solicitação médica. Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um adulto responsável. Este exame não é realizado em menores de 3 anos e o peso mínimo para realização do exame é de 10kg A coleta deve ser feita preferencialmente até duas horas após o horário habitual de acordar. É necessário informar os nomes dos medicamentos utilizados nos últimos 30 dias, em especial corticóides.

Processamento e adequação da amostra

Para amostras para dosagem de ACTH: - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 2-8 ºC - Enviar 1,2 mL (mínimo) de plasma por amostra ao setor, em gelo reciclável Interferentes: -- Lipemia -- Plasma heparinizado --- Coleta inadequada Para amostras para dosagem de Cortisol: - Aguardar 30 minutos - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC - Não aliquotar - Enviar o tubo para o setor em temperatura ambiente - Volume: 0,5 mL de soro por amostra (ideal), Mínimo: 0,4 mL - Não pode receber plasma Interferentes: presença de EDTA e citrato na amostra. Estabilidade das amostras: Temperatura ambiente: 4 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 3 dias; Congelada (-20 ºC): 1 ano. Para amostras para dosagem de ACTH: - Centrifugar em até 1 hora após a coleta a 2200 g por 10 minutos a 4 ºC; - Aliquotar 1,2 mL de plasma em tubo plástico estéril; - Enviar à seção, congelado Nota : Centrifugar e separar o plasma das hemácias IMEDIATAMENTE. Caso não seja possível centrifugar imediatamente, manter a amostra em banho de gelo por até 1 hora. Interferente: Hemólise. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente não aceitável; Refrigerada (2-8 ºC): 4 horas; Congelada (-20 ºC): 1 ano.

Método

- Para a dosagem de cortisol: Imunoensaio competitivo quimioluminescente. - Para a dosagem de ACTH: Ensaio imunométrico quimioluminescente.

Valor de referência

Interpretação: - Doença de Cushing: incremento superior ou igual a 20% do valor basal do cortisol e/ou incremento superior ou igual a 50% do valor basal do ACTH. - Caso as respostas do cortisol e do ACTH sejam divergentes, considerar as respostas do cortisol. - Cura cirúrgica: ausência de resposta do cortisol e ACTH no pós-operatório - Persistência do tumor pós-cirurgia: resposta positiva do cortisol e ACTH no pós-operatório

Interpretação e comentários

- Este teste é utilizado para o diagnóstico diferencial entre doença e síndrome de Cushing. - O exame se baseia na noção de que adenomas hipofisários preservam a capacidade de resposta ao CRH, o que não acontece com os tumores adrenais nem com os tumores ectópicos produtores de ACTH. Os tumores carcinóides brônquicos, entretanto, também podem apresentar resposta positiva.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.