Cortisol, livre, urina

Outros nomes:
CUSHING,SINDROME, CORT LIVRE URINA POR COMPETICAO
CORTISOL LIVRE NA URINA
CORTISOL LIVRE, POR ENSAIO DE COMPETIÇÃO NA URINA
CORTISONA LIVRE NA URINA
CORTISOL NA URINA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 8 dias corridos às 18h

Orientações necessárias

I - Material - Esse exame é realizado em urina colhida durante 24 horas. - Para mulheres, o ideal é não fazer a coleta durante a menstruação. - O cliente precisa retirar, no Fleury, os frascos com conservador adequado e as instruções correspondentes. II - Prazo para a entrega do material - O material deve ser entregue no Fleury até 48 horas após o término da coleta.

Processamento e adequação da amostra

- Homogeneizar e medir o volume - Medir o pH - Aliquotar 4 mL de urina em um tubo plástico estéril com capacidade para 4 mL - Anotar volume total, na ficha do cliente e no sistema de gerenciamento de amostra - Enviar à seção refrigerado. ATENÇÃO - para crianças de 0 a 5 anos, quando solicitado pela Enfermagem, retirar do frasco 50% do conservante, alterando a quantidade constante no rótulo. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 6 horas; Refrigerada (2-8ºC): 2 dias; Congelada (-20ºC): 2 anos.

Método

- Dosagem por espectrometria de massa em tandem após cromatografia líquida ( LC-MS/MS).

Valor de referência

- Cortisol livre urinário: Masculino: 4,2 a 60,0 microg/24h Feminino: 3,0 a 43,0 microg/24h - Cortisona livre urinária: Masculino: 17 a 141 microg/24h Feminino: 15 a 122 microg/24h Relação cortisol/cortisona: 0,11 a 0,67

Interpretação e comentários

A determinação do cortisol livre na urina é útil na avaliação das condições de hipo e, principalmente, hiperfunção adrenal (síndrome de Cushing). Muitos centros utilizam este exame como o primeiro teste de triagem para a síndrome de Cushing, devido à sua alta sensibilidade e também à sua elevada especificidade, comparáveis às do teste rápido de supressão com dexametasona e dosagens séricas. A determinação, no entanto, deve ser feita após a purificação da amostra, uma vez que dosagens diretas sofrem problemas de interferência, gerando valores falsamente elevados. A dosagem concomitante de cortisona livre urinária permite o estudo da atividade da enzima 11b-HSD2 e a pesquisa da síndrome do excesso aparente de mineralocorticoides.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 10 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822