Outros nomes:
CUSHING,SINDROME, CORT LIVRE URINA POR COMPETICAO
CORTISOL LIVRE NA URINA
CORTISOL LIVRE, POR ENSAIO DE COMPETIÇÃO NA URINA
CORTISONA LIVRE NA URINA
CORTISOL NA URINA
Este exame nao necessita ser agendado.
Em até 8 dias corridos às 18h*
* Este prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, ligue para a nossa Central de Atendimento para confirmar o prazo na unidade de preferência.I - Material - Esse exame é realizado em urina colhida durante 24 horas. - Para mulheres, o ideal é não fazer a coleta durante a menstruação. - O cliente precisa retirar, no Fleury, os frascos com conservador adequado e as instruções correspondentes. II - Prazo para a entrega do material - O material deve ser entregue no Fleury até 48 horas após o término da coleta.
- Homogeneizar e medir o volume - Medir o pH - Aliquotar 4 mL de urina em um tubo plástico estéril com capacidade para 4 mL - Anotar volume total, na ficha do cliente e no sistema de gerenciamento de amostra - Enviar à seção refrigerado. ATENÇÃO - para crianças de 0 a 5 anos, quando solicitado pela Enfermagem, retirar do frasco 50% do conservante, alterando a quantidade constante no rótulo. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 6 horas; Refrigerada (2-8ºC): 2 dias; Congelada (-20ºC): 2 anos.
- Dosagem por espectrometria de massa em tandem após cromatografia líquida ( LC-MS/MS).
- Cortisol livre urinário: Masculino: 4,2 a 60,0 microg/24h Feminino: 3,0 a 43,0 microg/24h - Cortisona livre urinária: Masculino: 17 a 141 microg/24h Feminino: 15 a 122 microg/24h Relação cortisol/cortisona: 0,11 a 0,67
A determinação do cortisol livre na urina é útil na avaliação das condições de hipo e, principalmente, hiperfunção adrenal (síndrome de Cushing). Muitos centros utilizam este exame como o primeiro teste de triagem para a síndrome de Cushing, devido à sua alta sensibilidade e também à sua elevada especificidade, comparáveis às do teste rápido de supressão com dexametasona e dosagens séricas. A determinação, no entanto, deve ser feita após a purificação da amostra, uma vez que dosagens diretas sofrem problemas de interferência, gerando valores falsamente elevados. A dosagem concomitante de cortisona livre urinária permite o estudo da atividade da enzima 11b-HSD2 e a pesquisa da síndrome do excesso aparente de mineralocorticoides.
IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 10 dias(s).
Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.
Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?
Não possui cadastro? Cadastre-se já!
Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.