Corynebacterium minutissimum, cultura específica, Vários Materiais

Outros nomes:
CULTURA PARA ERITRASMA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

I - Material - Esse exame é realizado em raspado de pele da região axilar, região inguinal ou inframamária. II - Preparo - O cliente não deve utilizar medicamentos tópicos nos três dias que antecedem o exame. - As coletas de material genital masculino são realizadas de segunda a sábado das 7 às 12 horas, em todas as Unidades de Atendimento. - ATENÇÃO, as unidades São Bernardo do Campo, Granja Viana, Chácara Klabin e Oscar Americano NÃO realizam coleta masculina. No período da tarde, de segunda a sexta, somente na unidade Paraíso (até às 21 horas). Aos domingos e feriados, das 7 às 12 horas, somente na Unidade Paraíso. - No período da tarde, o exame é colhido de segunda a sexta-feira na Unidade República do Líbano I (até as 18 horas) .

Processamento e adequação da amostra

- Verificar se os materiais recebidos estão de acordo com o item COLETA. - Qualquer que seja o material clínico enviar o mesmo para a Seção de Microbiologia, sem manipular, em temperatura ambiente.

Método

- Isolamento em ágar Sangue de carneiro a 5% e identificação por Espectrometria de Massas.

Valor de referência

- Pesquisa negativa.

Interpretação e comentários

- As lesões de eritrasma usualmente apresentam fluorescência coral sob luz ultravioleta, o que permite o diagnóstico clínico presuntivo. Nas lesões que não apresentam essa característica ao exame clínico, pode ser realizada a raspagem das bordas. O raspado é cultivado em ágar sangue e as colônias suspeitas são avaliadas por espectrometria de massas, permitindo a identificação precisa de C. minutissimum e a confirmação do diagnóstico, desde que haja apresentação clínica compatível. O exame do esfregaço após coloração pelo método de Gram permite o diagnóstico presuntivo de eritrasma. A limitação da microscopia é que a maioria das espécies do gênero Corynebacterium apresenta a mesma morfologia, sendo o exame não específico.

Hospitais

- As amostras devem ser encaminhadas para micológico em temperatura ambiente, em saco plástico apropriado. - Plantão noturno: idem. Manter as amostras em temperatura ambiente até serem encaminhadas para a MIC.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822