COVID19, PESQUISA DE ANTIGENO POR TESTE RAPIDO, raspado de nasofaringe

Outros nomes:

Antígeno COVID-19

Teste rápido para pesquisa de SARS-Cov-2

TR AG

COVID-19 teste rápido pesquisa de antígeno

SARS-CoV-2, Teste rápido, pesquisa de antígeno, raspado respiratório

Processamento e adequação da amostra

Receber a amostra da enfermagem acondicionadas, obrigatoriamente, em tubo contendo o tampão do kit e seguir com o processamento do exame conforme descrito no POP_TRA_00046 TESTE RÁPIDO PARA DETECÇÃO DE ANTÍGENO DE SARS-COV-2. NÃO RECEBER amostras acondicionadas em salina ou meio de transporte (isolvir ou qualquer outro). Amostras com sangue não serão aceitas. ESTABILIDADE DA AMOSTRA: - Temperatura ambiente: não aceitável - Refrigerada (2°-8°C): até 2 horas - Congelada (-20°C ou -70°C): não aceitável

Método

Imunocromatografia

Valor de referência

Não detectado (NEGATIVO)

Interpretação e comentários

O TESTE RÁPIDO PARA DETECÇÃO DE ANTÍGENO DE SARS-CoV-2 (COVID-19) é um teste remoto, isto é, que não precisa de estrutura laboratorial para execução e pode ser realizado no local de atendimento do paciente. Baseia-se no método de imunocromatografia, em que um pequeno cassete é projetado para, em contato com a amostra do paciente, gerar cor e permitir a interpretação do resultado (positivo ou negativo) por meio da análise visual de traços coloridos que surgem na base do teste. A amostra recomendada é o raspado de nasofaringe. Este teste é recomendado para diagnóstico de COVID-19 em indivíduos sintomáticos durante a fase de excreção de alta carga viral, particularmente entre o 1º e o 5º dia a partir do início dos sintomas. Nesse contexto, permite o diagnóstico rápido e detecção precoce de casos em fase de transmissão, permitindo o estabelecimento ágil das medidas de prevenção. Em casos com evolução maior que 5 dias, ou que mantenham sintomatologia sugestiva, recomenda-se a confirmação dos resultados negativos por meio de RT-PCR. O desempenho para rastreamento de casos assintomáticos não foi especificamente avaliado, de modo que o valor preditivo negativo neste contexto deve ser interpretado cuidadosamente, considerando o momento epidemiológico e o risco individual de exposição. No Fleury, este teste foi validado internamente em uma coorte de pacientes sintomáticos no 3º ou 4º dia de evolução, tendo apresentado sensibilidade de 96% e especificidade de 100% neste cenário. A alta especificidade acarreta alto valor preditivo do resultado positivo. IMPORTANTE: não é possível aceitar amostras "sob condições", seja por se tratar de material diferente de raspado de nasofaringe, seja por acondicionamento da amostra em salina ou qualquer meio de transporte (incluindo isolvir), seja por condições fora da estabilidade.

Orientações necessárias

Este teste é recomendado para diagnóstico de COVID-19 em indivíduos sintomáticos durante a fase de excreção de alta carga viral, particularmente entre o 1º e o 5º dia a partir do início dos sintomas. O desempenho do teste em indivíduos com carga viral baixa (maior tempo de evolução) ou assintomáticos não foi avaliado. A sensibildade deste teste é inferior ao exame de RT-PCR (96% na fase inicial dos sintomas e desconhecida em outros momentos ou em assintomáticos). Sendo assim, a critério de seu médico, pode ser necessário confirmar um resultado negativo com RT-PCR. Nesses casos, será necessária a coleta de uma nova amostra. A coleta do exame é realizada com swab por via nasal em nasofaringe. Clientes menores de 17 anos de idade devem estar acompanhados de um responsável legal para realização do exame. Não é necessário preparo para este exame. Necessário agendamento prévio para atendimento em unidades.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.