Creatina, urina

Outros nomes:
CREATINA, DOSAGEM EM URINA
GUANIDINOACETATO, DOSAGEM EM URINA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 15 dias corridos às 18h

Orientações necessárias

Para mulheres, o ideal é não fazer o exame durante a menstruação. - Amostras não colhidas no Fleury devem ser entregues em até três horas após a coleta.

Processamento e adequação da amostra

- Aliquotar 2 mL em 1 tubo plástico estéril com capacidade para 4 mL - Enviar à seção, sob refrigeração - Volume mínimo: 0,5 mL Estabilidade da amostra Temperatura ambiente: não aceitável; Refrigerada (2-8 ºC): 3 dias; Congelada (-20 ºC): 1 ano.

Método

Cromatografia líquida / Espectrometria de massas em tandem.

Valor de referência

Grupo etário .............. Creatina/Creatinina .. Guanidinoacetato/Creatinina < 1 ano ...................... 0,008 a 1,218 .............. 0,021 a 0,186 1 a 4 anos .................. 0,020 a 1,869 .............. 0,008 a 0,130 5 a 11 anos ................ 0,004 a 0,627 .............. 0,009 a 0,098 Acima de 12 anos ...... 0,003 a 0,133 .............. 0,005 a 0,131

Interpretação e comentários

- Esse exame é útil para o diagnóstico das síndromes de deficiência de creatina, um grupo de doenças geneticamente determinadas que leva a manifestações neurológicas de início na infância, tais como retardo do desenvolvimento, atraso mental, distonia e crises epilépticas. Valores diminuídos de creatina, associados a teores alto do seu precursor, guanidinoacetato, são característicos da deficiência da enzima guanidinoacetato N-metiltransferase (GAMT). Valores diminuídos de creatina e guanidinoacetato indicam deficiência da enzima arginina:glicina amidinotransferase (AGAT). Finalmente, na deficiência do transportador de creatina SLC6A8, os níveis de guanidinoacetato apresentam-se normais e os de creatina aumentados nos fluídos corporais, porém diminuídos nos tecidos. Essa discriminação é importante, pois permite orientar o tratamento. Os teores de creatina e o guanidinoacetato podem ser determinados no soro ou na urina, gerando informações complementares. No entanto, estes metabólitos têm valores mais estáveis no soro e, desta forma, este é o material preferido para o diagnóstico das síndromes de deficiência da creatina.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822