Cromo, plasma

Outros nomes:
CROMO, PESQUISA E DOSAGEM NO SANGUE

Jejum

Para todas as idades jejum mínimo necessário de 8 horas

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 20 dias corridos às 18h

Orientações necessárias

- É necessário trazer documento de identidade (RG).

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Aliquotar 2 mL de plasma em tubo de heparina sódica livre de metal. - Refrigerar a 2-8 ºC. - Encaminhar o material para o LARI-LARN (Jabaquara-SP). Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: Não aceitável; Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias; Congelada (-20 ºC): Não aceitável.

Método

- Espectrometria de absorção atômica com forno de grafite.

Valor de referência

- 0,7 a 2,2 microg/L

Interpretação e comentários

- Encontrado em inúmeras atividades industriais, destacam-se: galvanoplastia, soldagens, produção de ligas ferro-cromo, curtume, produção de cromatos, dicromatos, pigmentos e vernizes, indústria química, combustão de gás natural, óleo e carvão; poeira de estradas, usinas de produção de cimento. - O cromo é um elemento essencial que compõe vários sistemas enzimáticos, sendo necessário para o metabolismo normal da glicose. A redução do aporte de cromo pode teoricamente agravar a intolerância à glicose. A toxicidade por cromo é vista em exposição profissional (intoxicações crônicas) e costuma produzir dermatite e lesões trato respiratório. As vias de entrada do cromo no organismo podem ser as vias oral e inalatória. A intoxicação aguda pode se caracterizar por vômitos e dores abdominais (inflamação maciça do trato digestório). Na intoxicação aguda os rins e o fígado podem ser afetados. A forma de maior importância toxicológica é a hexavalente (Cr+6). - - Pelo fato de o cromo absorvido passar rapidamente do sangue para os tecidos, as dosagens séricas podem não ser representativas no intuito de acompanhamento de indivíduos expostos. Neste caso (monitoramento biológico) a amostra de eleição é a urina.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822