CULTURA COM SONICAÇÃO QUANTITATIVA, PRÓTESES ORTOPÉDICAS, Vários Materiais

Orientações necessárias

Este exame é indicado para avaliação de próteses ortopédicas removidas em função de suspeita de infecção. ATENÇÃO: - É imprescindível solicitar com no mínimo dois dias úteis antes do procedimento cirúrgico o recipiente de transporte para coleta do material. Para esta solicitação entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente. - É essencial informar as dimensões da prótese para que seja fornecido o recipiente adequado. As próteses devem ter comprimento máximo 32 cm. Próteses maiores que isso não entram no sonicador e NÃO devem ser aceitas. Para próteses maiores que 16 cm (altura) x 8 cm (diâmetro), serão fornecidos dois sacos plásticos estéreis, que devem ser colocados um dentro do outro, obrigatoriamente. Após o acondicionamento da prótese, fechar e amarrar com o barbante estéril que acompanha a embalagem. Este exame é indicado para avaliação de próteses ortopédicas removidas em função de suspeita de infecção.

Método

Cultura quantitativa após sonicação em solução de Ringer.

Valor de referência

Negativa.

Interpretação e comentários

Nas infecções em próteses, usualmente há formação de biofilmes, que caso não sejam desestruturados por sonicação antes do cultivo in vitro, não serão detectados. - O uso da sonicação em próteses ortopédicas de quadril e joelho foi validado na publicação de Trampuz e colaboradores (N Engl J Med 2007; 357:654-663). Esses autores demonstraram que a sensibilidade da cultura após sonicação supera a do cultivo do tecido periprotético e propuseram como contagem mínima para valorização de uma cultura a contagem de 10 UFC/mL. Publicações posteriores evidenciaram que contagens bacterianas abaixo deste ponto de corte podem estar presentes em casos de infecção do tecido periprotético. A metodologia de cultivo empregada no Fleury tem sensibilidade de 1 UFC/50 ml e é capaz de detectar Cutibacterium (Propionibacterium) acnes, pois todas as amostras sonicadas, independente de solicitação específica para detecção deste agente, são inoculadas em frascos de hemocultura para anaeróbios . . O método tem particular utilidade nas culturas de próteses de pacientes que receberam terapia antimicrobiana nos 14 dias que antecederam a intervenção cirúrgica, elevando a sensibilidade da cultura de 45% para 75%. - Para as demais próteses não há validação para a interpretação das contagens.

Processamento e adequação da amostra

A prótese deve estar acondicionada em frasco plástico apropriado ou saco plástico estéril de acordo com o tamanho da prótese. - Encaminhar ao laboratório o mais rápido possível, em temperatura ambiente. Estabilidade: A amostra é estável em temperatura ambiente por 6 (seis) horas.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.