Cultura, conduto auditivo, Vários Materiais

Outros nomes:
CULTURA DE SECRECAO DE OUVIDO (AMBOS)
CULTURA SECRECAO OUVIDO (AMBOS)
OUVIDO, CULTURA SECRECAO (AMBOS)
SECRECAO OUVIDO, BACTERIOLOGICO/CULTURA, AMBOS
CULTURA DE SECREÇÃO DE OUVIDO, DIREITO E ESQUERDO
CULTURA DE SECREÇÃO DE CONDUTO AUDITIVO
CULTURA PARA AERÓBIOS EM SECREÇÃO DE OUVIDO

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

- No caso de uso prévio ou atual de antimicrobianos, deve ser informado o nome do medicamento. A administração de antimicrobianos não impede a realização da cultura, mas pode interferir no resultado, em algumas situações.

Processamento e adequação da amostra

PROCEDIMENTO DA DISTRIBUIÇÃO - Receber 2 swabs de tampa branca (um para cada ouvido) em saco plástico apropriado. Se houver pedido de GRAMOUV deverão vir 2 lâminas em um frasco porta lâminas. -Enviar para a Seção de Microbiologia no saco plástico em temperatura ambiente. Pode haver solicitação de cultura de um só ouvido. Neste caso é um único swab. PROCEDIMENTO DO LABORATÓRIO/HOSPITAL . Manter o swab em temperatura ambiente até encaminhar para a Microbiologia . Encaminhar a temperatura ambiente em saco plástico apropriado . Plantão noturno: - Manter em temperatura ambiente . Para enviar para a Microbiologia em saco plástico apropriado . Se houver solicitação de GRAMOUV deverão vir 2 lâminas em frasco porta lâminas

Método

- Cultura em meios adequados para isolamento de diversos microrganismos.

Valor de referência

- Cultura negativa ou presença de microrganismos habitualmente não patogênicos que fazem parte da microbiota deste local.

Interpretação e comentários

- O exame contribui para o diagnóstico microbiológico de infecções do conduto auditivo, sendo mais freqüentemente indicado para o diagnóstico etiológico da otite externa, que pode ser causada por diversos microrganismos, sobretudo por Pseudomonas aeruginosa. - Esta cultura também se aplica para a avaliação da microbiota local e a detecção de outros microrganismos patogênicos ou potencialmente patogênicos, tais como Streptococcus pyogenes, Streptococcus beta-hemolíticos dos grupos C e G, S. pneumoniae, Arcanobacterium haemolyticum, Corynebacterium pseudodiphtheriticum, H. influenzae, Moraxella catarrhalis e S. aureus. - Apesar de não ser ideal, o método pode ser utilizado para o diagnóstico da otite média supurada em crianças, na qual os agentes mais prevalentes são S. pneumoniae, S. pyogenes, H. influenzae e, menos freqüentemente, S. aureus, M. catarrhalis, bacilos gram-negativos entéricos e anaeróbios. - Em algumas situações, porém, as otites têm etiologia viral e, para esse diagnóstico, é necessária uma solicitação específica.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822