Manual de exames

Cultura de urina, após massagem prostática, urina - pós-massagem prostática

Outros nomes: Cultura de urina após massagem prostática, Urocultura após massagem prostática

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

- O exame é realizado no primeiro jato de urina, colhida imediatamente após massagem prostática.
- A coleta deve ser feita preferencialmente no Fleury devido à necessidade de o cliente receber orientação adequada para realizá-la.
- Recomenda-se colher a primeira urina da manhã ou, então, qualquer outra amostra isolada de urina, desde que o cliente fique pelo menos duas horas sem urinar antes da coleta.
- Em caso de uso prévio ou atual de antimicrobianos, o cliente precisa informar ao Fleury o nome do medicamento. Convém ponderar que, apesar de não impedir a realização da cultura, o emprego de antibióticos pode interferir no resultado em algumas situações.
As coletas no Fleury são realizadas de segunda a sábado das 7 às 12 horas, somente nas Unidades Campinas, Paraíso, Santo André I e II e Villa Lobos. No período da tarde, de segunda a sexta, somente na Unidade Paraíso (até às 21 horas). Aos domingos e feriados, das 7 às 12 horas, somente na Unidade Paraíso.

Importante
- Caso a coleta se destine tanto ao exame de cultura quanto ao de urina tipo I, é necessário seguir as orientações para a realização da cultura de urina e recomendação que não pode ter feito uso de contraste radiológico nas 48hs antes que antecedem o exame.
- Para clientes com ultra-som de abdome total ou pelve marcado no mesmo dia do exame de urina tipo I ou cultura de urina, são necessárias quatro horas sem urinar antes do exame.

Para material colhido fora do Fleury
- É necessário obter, no mínimo, 5 mL de urina em frasco estéril de boca larga ou coletor universal estéril.
- O horário da coleta precisa ser anotado no frasco e o material deve ser entregue ao Fleury em até uma hora, se mantido em temperatura ambiente, ou em seis horas, se refrigerado.


Processamento e adequação da amostra

- Aliquotar 10 mL de urina (mínimo 3 mL) em um tubo cônico estéril de tampa rosqueada AZUL, centrifugar a 2200 g por 10 min.
- Enviar o tubo cônico com o sedimento, no saco plástico para a Seção de Microbiologia, refrigerado.
- OBS: NÃO semear urina de 1º jato após massagem prostática em meio cromogenico (CPS).

Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 2 horas;
Refrigerada (2-8ºC): 6 horas;
Congelada (-20ºC): não aceitável.

Método

- Cultura quantitativa em ágar sangue, ágar chocolate e ágar Thayer-Martin.

Valor de referência

- Cultura negativa.

Interpretação e comentários

- O exame é útil no diagnóstico etiológico das infecções do trato geniturinário, em especial como método complementar ao diagnóstico de prostatites. Geralmente, costuma ser solicitado juntamente com cultura do primeiro jato de urina e de secreção prostática (ou esperma).
- A presença de qualquer microrganismo, dependendo da quantidade, pode indicar um processo infeccioso. É sempre importante correlacionar o resultado da cultura da amostra com o da cultura de urina de primeiro jato e segundo jato, de esperma e de secreção uretral e prostática.
- Convém ponderar que este exame não inclui a pesquisa de outros possíveis agentes causadores de prostatite, como Mycoplasma hominis, Ureaplasma urealyticum/parvum e Chlamydia trachomatis, os quais necessitam de métodos especiais e pedidos específicos do clínico.
- Eventualmente, contagens baixas de determinados microrganismos (até 500 UFC/mL) podem ser consideradas um resultado negativo por se referirem a agentes da microbiota normal da uretra.

Hospital

- Aliquotar 10 mL de urina (mínimo 3 mL) em um tubo cônico estéril de tampa de rosca AZUL centrifugar a 3000 rpm por 10 min.
- Enviar o tubo cônico com o sedimento, refrigerado, no saco plástico para a Seção de Microbiologia.

Plantão Noturno:
- Aliquotar 10 mL de urina (mínimo 3 mL) em um tubo cônico estéril de tampa de rosca AZUL, centrifugar a 3000 rpm por 10 min.
-- Semear com alça descartável uma amostra do sedimento na placa de AS, CHOC-HAE e na placa de VCAT (TM) de forma quantitativa , conforme intrução abaixo:

- Mergulhar perpendicularmente a alça calibrada estéril de 1 microlito, no tubo cônico.
-Verificar se o filme permanece na alça. Caso o filme se rompa, repetir o processo acima.
-Descarregar o volume da alça fazendo uma estria central de uma extremidade nos meio de culturas AS, CHOC-HAE e na placa de VCAT (TM), repetindo o processo de pegar material no tubo cônico para cada meio de cultura .
- Perpendicularmente a estria central, fazer estrias o mais próximo possível uma das outras, pegando toda largura da placa.
- Encaminhar a placa para a microbiologia em temperatura ambiente.


- Fazer esfregaço em 1 lâmina.
- Conservar o sedimento processado refrigerado até enviar para a Seção de Microbiologia.

- Para enviar para a Seção de microbiologia retirar as placas da jarra e colocar em saco plástico apropriado.
- Colocar as lâminas em frasco porta lâminas e colocar no mesmo saco plástico.
- Encaminhar as placas e a alíquota em temperatura ambiente.


Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura