Cultura, escarro

Outros nomes:
CULTURA ESCARRO
ESCARRO, BACTERIOLOGICO/CULTURA
CULTURA DE ESCARRO
CULTURA PARA AERÓBIOS EM ESCARRO

Jejum

Acima de 5 anos de idade jejum mínimo necessário de 4 horas

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

- É necessário retirar previamente no Fleury as instruções e o kit para a coleta de escarro, que deve ser feita em casa, antes do café-da-manhã. - O cliente deve escovar os dentes e bochechar com bastante água, tossir profundamente (tosse tipo diafragmática) e colocar o material no recipiente de coleta, observando bem o processo para que a amostra obtida seja realmente escarro, e não saliva. - O material deve ser entregue no Fleury em até 2 horas após a coleta, se em temperatura ambiente, ou até 24 horas, se mantido refrigerado (2 a 8 ºC). - A amostra será avaliada quanto à sua qualidade e, caso não seja adequada, o cliente será informado em até 24 horas após a entrega do material, para que seja realizada nova coleta. - Para esse exame não realizamos o antibiograma se a bactéria isolada for Streptococcus Viridans. - Pacientes com fibrose cística devem informar à atendente essa condição, pois o processamento da amostra e interpretação da cultura diferem daquela aplicação à população sem essa patologia. Não há necessidade de agendamento, porém existe possibilidade de espera para a coleta, caso a sala apropriada para este procedimento esteja sendo utilizada.

Método

- Cultura quantitativa em ágar sangue, ágar Haemophilus e ágar MacConkey.

Valor de referência

Ausência de crescimento bacteriano em contagem igual ou superior 1x106 UFC/ml.

Interpretação e comentários

A cultura de escarro pode ser útil no diagnóstico das pneumonias comunitárias desde que coletado antes do início do tratamento antimicrobiano e seja realizada a higiene oral adequada antes da coleta. Todas as amostras de escarro são avaliadas quanto à sua qualidade. Amostras representativas do sítio de infecção devem apresentar mais de 25 leucócitos polimorfonucleares e menos de dez células epiteliais pavimentosas por campo, em aumento de 100 vezes. Amostras fora dessas especificações são rejeitadas, excetuando: -- pacientes neutropênicos, como os transplantados de medula óssea, podem não apresentar leucócitos polimorfonucleares no escarro e, neste caso, apenas a avaliação da quantidade de células epiteliais deve ser considerada; -- a presença de patógenos associados à fibrose cística, em materiais do trato respiratório superior, obtidos com swabs de orofaringe após tosse, principalmente em crianças com idade inferior a 5 anos, apresenta alto valor preditivo negativo para infecções do trato respiratório inferior e, em tal situação, não há necessidade de avaliar a presença de leucócitos na amostra. - São considerados como parte da microbiota normal, os Streptococcus do grupo viridans, Stomatococcus mucilaginosus e a Neisseria spp.; portanto o antibiograma não é realizado quando esses microrganismos são isolados.

Processamento e adequação da amostra

Se houver a solicitação de exames de AP na mesma amostra, enviar o material primeiramente ao setor MIC devidamente identificado com as etiquetas código de barras (tanto da MIC quanto do AP) correspondentes aos exames solicitados, utilizando protocolo específico para envio de amostras nestas condições. - Enviar o material no saco plástico apropriado direto para a Seção de Microbiologia refrigerado (2-8°C) por até 24 horas, independente de haver pedido para qualquer outra Seção. HOSPITAIS: - Idem acima. PLANTÃO NOTURNO: . Semear a amostra em ágar sangue, ágar HAE e ágar MacConkey . Semear em 4 direções no sentido horário com alça descartável. . Fazer esfregaço em 1 lâmina de vidro (espalhar bem o material sobre a lâmina) . Colocar as placas de ágar sangue e ágar HAE em jarra com gerador de CO². . Incubar a placa de MC, e a jarra a 35-37 ºC. . Manter o restante da amostra clínica refrigerada (2 a 8 ºC) . Para encaminhar tirar as placas da jarra e colocar em saco plástico apropriado. . Enviar a temperatura ambiente Estabilidade da amostra Temperatura ambiente: duas (2) horas; Refrigerado (2-8 ºC): 24 horas; Congelado (-20 °C): não aceitável.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822