Cultura, fezes

Outros nomes:
COPROCULTURA
CULTURA FEZES
FEZES, BACTERIOLOGICO
CULTURA DE FEZES
CULTURA PARA AERÓBIOS NAS FEZES
SALMONELA
PESQUISA DE SALMONELA
SALMONELLA
PESQUISA DE SALMONELLA
SHIGELLA
SHIGELA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

- É necessário retirar o frasco com conservador e um swab com carvão as instruções de coleta em uma das unidades Fleury. - Na hora da coleta, o cliente deve transferir parte da amostra de fezes para o frasco com conservador (Cary-Blair) e pegar o swab disponibilizado no kit de coleta, retirar o cotonete com algodão na ponta do meio de coleta e introduzir no pote sem conservante, coletar fezes com este "cotonete" e introduzir novamente no meio de transporte. - O material colhido em frasco com conservador (Cary-Blair) e o swab com meio de carvão pode ser mantido em temperatura ambiente ou refrigerado e entregue no Fleury até 12 horas após a coleta. - Se o material for colhido em frasco sem conservador ou em fralda, deve ser entregue em até 1 hora após a coleta, se mantido em temperatura ambiente, ou em 6 horas, se mantido refrigerado (2-8 ºC). No caso de coleta em fralda, o Fleury verificará, no ato do recebimento do material, se a quantidade colhida é suficiente para o exame. - Em pacientes hospitalizados há três ou mais dias, este exame só pode ser realizado após contato com a assessoria médica.

Processamento e adequação da amostra

- Enviar o material em saco plástico apropriado para a Seção de Microbiologia em temperatura ambiente se colhido em conservador - Amostra enviada sem conservador, colocar em Cary Blair e swab com meio de carvão (haste simples) e enviar em saco plástico apropriado, em temperatura ambiente, para a Seção de Microbiologia. Estabilidade da amostra: - Fezes em conservador Cary-Blair em temperatura ambiente ou refrigerado e um swab com carvão (2 a 8 ºC): 12 horas - Fezes sem conservante em temperatura ambiente: 1 hora - Fezes sem conservante refrigerado (2-8 ºC): 6 horas

Método

- Cultura em meios seletivos. Identificação bioquímica e com anti-soros específicos.

Valor de referência

- Cultura negativa para bactérias enteropatogênicas.

Interpretação e comentários

- Há uma significativa diversidade de agentes bacterianos que causam diarreia. Nas solicitações de coprocultura, nas quais não é especificado o agente a ser pesquisado, é utilizada metodologia que apresenta sensibilidade adequada para detecção dos seguintes patógenos: -- E. coli enteroinvasora (EIEC); -- E. coli enteropatogênica clássica (EPEC); -- Salmonella spp; -- Shigella spp; -- Campylobacter spp; - Para os microrganismos listados a seguir, há necessidade de requisição médica específica, pois para sua adequada detecção são utilizados meios seletivos, não empregados na coprocultura convencional: - Aeromonas spp. - E. coli enterohemorrágica (sorotipo 0157:H7) - Plesiomonas spp. - Yersinia spp. -- Vibrio cholerae - Em pacientes hospitalizados há três ou mais dias, a coprocultura convencional raramente é útil para o raciocínio diagnóstico, uma vez que não detecta Clostridium difficile, principal agente bacteriano de diarreia em ambiente hospitalar. Para o diagnóstico desse agente, o teste com melhor combinação de sensibilidade, especificidade e rapidez na obtenção do resultado é a PCR.

Hospital

Cultura de fezes: - Em pacientes hospitalizados há três ou mais dias, este exame só pode ser realizado após contato com a assessoria médica. - Manter a amostra em temperatura ambiente até encaminhar para a Seção de Microbiologia - Encaminhar a amostra em saco plástico adequado, em temperatura ambiente. Plantão noturno: Colocar 3 gotas de lugol no caldo tetrationato e homogeneizar vigorosamente - Semear uma amostra das fezes em placa de SS e MC. - Semear uma amostra das fezes no caldo tetrationato. - Incubar as placas e o caldo tetrationato em estufa a 37 ºC - Encaminhar as placas e o restante da amostra de fezes, cada um em um saco plástico apropriado, em temperatura ambiente.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822