Cultura, líquor

Outros nomes:
CEFALO RAQUIDIANO, BACTERIOLOGICO
LIQUOR, CULTURA DE
CULTURA NO LÍQUOR
CULTURA PARA AERÓBIOS NO LÍQUOR

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

- Esse exame é realizado somente com pedido médico. - Se for colhido fora do Fleury, o material pode ser entregue em temperatura ambiente, até 12 horas após a coleta. - Se for colhido no Fleury, este exame complementa o exame de liquor, sendo necessário, portanto, o agendamento prévio de um exame de liquor completo. - O cliente deve estar acompanhado no dia da coleta. - No caso de uso prévio ou atual de antimicrobianos, o nome do medicamento precisa ser informado ao Fleury. A administração de antimicrobianos não impede a realização da cultura, mas pode interferir no resultado, em algumas situações.

Processamento e adequação da amostra

- Enviar o material no saco plástico para a seção de Microbiologia, em temperatura ambiente.

Método

- Cultura em diversos meios apropriados para isolamento de microrganismos (bactérias) causadores de meningites.

Valor de referência

- Cultura negativa.

Interpretação e comentários

- Este exame é útil no diagnóstico etiológico das meningites bacterianas ou causadas por fungos. - Se houver suspeita de contaminação fúngica, o ideal é solicitar também cultura de liquor para fungos. - Os agentes desse tipo de infecção são microrganismos que, em geral, podem ser identificados após o cultivo em meios especiais. A cultura é a metodologia de maior sensibilidade para o diagnóstico das meningites bacterianas ou fúngicas, possibilitando, além da identificação do agente, a realização de provas de avaliação da sensibilidade aos antimicrobianos. - Outros testes, como o exame microscópico pelo Gram e a pesquisa de antígenos bacterianos no liquor, são também úteis para o diagnóstico mais rápido, porém com menor sensibilidade.

Hospitais

. Manter a temperatura ambiente até encaminhar o material . Encaminhar o material em saco plástico apropriado a temperatura ambiente para a Seção de Microbiologia Plantão Noturno: . Centrifugar a 2200 g por 10 minutos . Semear o sedimento em uma placa de ágar sangue, HAE e TM com uma alça descartável. . Colocar uma pequena quantidade no caldo tioglicolato . Incubar as placas em jarra com gerador de CO2 a 37 ºC . Incubar o tioglicolato em estufa a 37 ºC . Retirar as placas da jarra e colocar em saco plástico apropriado. . Encaminhar a temperatura ambiente, juntamente com o tioglicolato, para a Seção de Microbiologia

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822