Cultura para anaerobios enriquecido, em sistema automatizado, Vários Materiais

Outros nomes:

Cultura anaeróbios automatizada, vários materiais

Anaerobios, cultura automatizada em vários materiais

Cultura anaerobios automatizada

Orientações necessárias

Este exame não necessita de preparo. O exame é indicado para cultura de líquidos nobres, amostras de banco de sangue e produtos hospitalares líquidos visando a detecção de microrganismos anaeróbios. A coleta é realizada pelo médico assistente.

Processamento e adequação da amostra

- Amostras inoculadas em frasco Bactec - Se o setor de Microbiologia dispuser de sistema Bactec, manter o frasco em temperatura ambiente até envio para a Microbiologia. - Se o setor de Microbiologia NÃO dispuser de sistema Bactec, incubar o frasco no Bactec do próprio hospital. Estabilidade: 24 horas em temperatura ambiente. NÃO incubar em estufa. NÃO refrigerar. Amostras não inoculadas em frasco Bactec - Líquidos nobres não são estáveis e devem ser enviados coletados no frasco Bactec. - Concentrado de hemácias: manter refrigerado por até 72 horas - Crioprecipitado ou plasma – manter congelado por até 72 horas - Outros materiais de banco de sangue – manter na mesma temperatura de transporte por até 12 horas.

Método

Fluorimetria automatizada com meios contendo resinas quelantes de antimicrobianos (BACTEC 9240 ou FX)

Valor de referência

Negativa

Interpretação e comentários

O cultivo de líquidos nobres em frasco do sistema Bactec permite a análise de um maior volume de amostra e consequentemente aumento da sensibilidade da cultura para anaeróbios. É particularmente útil no diagnóstico de artrite, endoftalmite e peritonite em pacientes com ascite. Aumenta a sensibilidade para detecção de Cutibacterium, que por vezes requer anaerobiose e incubação prolongada. O frasco é incubado por até 14 dias no sistema Bactec. Quanto maior o volume inoculado, maior a sensibilidade. Podem ser inoculados no frasco Bactec Anaerobic Plus volumes de 0,1 a 10 ml. Se a suspeita etiológioca for fungos ou micobactérias é necessário inocular frasco MycoF/Lytic, enquanto na suspeita de microrganismos como Pseudomonas e Acinetobacter é necessário inocular a amostra em frasco Bactec Aerobic Plus. Para exames de bacterioscopia, citologia e bioquímica há necessidade de coleta da amostra in natura em frasco estéril.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.