Cultura, para Helicobacter pylori, Vários Materiais

Outros nomes:
CULTURA HELICOBACTER PYLORI
HELICOBACTER PYLORI, CULTURA
PYLORI, CULTURA P/ HELICOBACTER
ULCERA GASTRICA, CULTURA PARA HELICOBACTER PYLORI
CULTURA, PARA HELICOBACTER PYLORI

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 20 dias corridos às 18h

Orientações necessárias

- Este exame é realizado em amostra colhida durante endoscopia digestiva, que requer agendamento prévio. - Caso o médico assistente prefira colher o material, é necessário solicitar previamente o meio de transporte específico ao Fleury e entregar a amostra até duas horas após a coleta. - Materiais acondicionados em soro fisiológico ou formol não são adequados para a realização deste exame. - No caso de uso prévio ou atual de antimicrobianos, deve ser informado o nome do medicamento. A administração de antimicrobianos não impede a realização da cultura, mas, em algumas situações, pode interferir no resultado.

Processamento e adequação da amostra

- Enviar o material em saco plástico apropriado para a Microbiologia em temperatura ambiente. - Caso o tempo de transporte exceda 6 horas, o material em meio de transporte deve ser acondionado em gelo seco. - Não serão aceitas amostras fora dessas condições. - Não aceitar amostras de laboratórios associados que não venham acondicionadas em meio de transporte do Fleury e em gelo seco. - NÃO ACEITAR material enviado ao Laboratório em solução fisiológica ou formol.

Método

- Cultura em meios especiais seletivos para esta bactéria (Belo Horizonte).

Valor de referência

- Cultura negativa.

Interpretação e comentários

- Trata-se de um exame para detectar a presença de Helicobacter pylori, uma bactéria espiralada, gram-negativa, que está associada a casos de gastrite e úlcera gastroduodenal. A identificação é feita por meio de seu isolamento em meios de cultura seletivos com fragmento de biópsia gástrica ou duodenal. Convém ponderar que o uso prévio de antimicrobianos ou antiácidos pode ocasionar resultado falso-negativo. - Em indivíduos com dispepsia, sem sintomas importantes e com idade inferior a 45 anos, os métodos não-invasivos para o diagnóstico de infecção por Helicobacter pylori são mais recomendados, a exemplo do teste respiratório de uréia, da pesquisa de antígeno nas fezes ou da sorologia. Já para pessoas com mais de 45 anos estão indicados os recursos invasivos, como a biópsia para exame histológico, o teste da urease no fragmento de biópsia e a cultura em meios especiais.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822