Este exame pode ser realizado em sangue, . - Há restrições para o horário de entrega nas unidades, sendo necessário consultar a Central de Atendimento ao Cliente.
SANGUE - Receber 1 tubo de 4 ml com EDTA e 1 tubo de 4 ml com citrato contendo amostra de sangue. Enviar os dois tubos em temperatura ambiente para a Setor de Microbiologia. Estabilidade da amostra: Sangue total: - temperatura ambiente: 24 horas - refrigerado: não aceitável - congelado: não aceitável
Cultura em meio de EMJH
Cultura negativa.
As leptospiras podem ser isoladas de amostras de sangue, líquor ou líquido de diálise peritoneal durante os 10 primeiros dias de doença, enquanto a detecção em amostras de urina só é possível a partir da segunda semana de doença. A excreção de leptospiras na urina pode permanecer por várias semanas em pacientes sem tratamento antimicrobiano. O isolamento de leptospira em cultura requer o uso de meios específicos e incubação a 30ºC por até 6 semanas. Um vez a cultura positiva, a identificação da espécie é confirmada por sequenciamento parcial do gene rRNA 16S. Alguns estudos têm demonstrado que a pesquisa do DNA por PCR em tempo real tem sensibilidade igual ou maior que aquela da cultura e permite o diagnóstico rápido, na fase aguda. A sorologia pareada, testando-se amostras de soro coletadas nas fases aguda e de convalescência é o teste com maior sensibilidade para o diagnóstico de leptospirose.
Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.
Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?
Não possui cadastro? Cadastre-se já!
Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.