Cultura para leptospira, Sangue

Orientações necessárias

Este exame pode ser realizado em sangue, . - Há restrições para o horário de entrega nas unidades, sendo necessário consultar a Central de Atendimento ao Cliente.

Processamento e adequação da amostra

SANGUE - Receber 1 tubo de 4 ml com EDTA e 1 tubo de 4 ml com citrato contendo amostra de sangue. Enviar os dois tubos em temperatura ambiente para a Setor de Microbiologia. Estabilidade da amostra: Sangue total: - temperatura ambiente: 24 horas - refrigerado: não aceitável - congelado: não aceitável

Método

Cultura em meio de EMJH

Valor de referência

Cultura negativa.

Interpretação e comentários

As leptospiras podem ser isoladas de amostras de sangue, líquor ou líquido de diálise peritoneal durante os 10 primeiros dias de doença, enquanto a detecção em amostras de urina só é possível a partir da segunda semana de doença. A excreção de leptospiras na urina pode permanecer por várias semanas em pacientes sem tratamento antimicrobiano. O isolamento de leptospira em cultura requer o uso de meios específicos e incubação a 30ºC por até 6 semanas. Um vez a cultura positiva, a identificação da espécie é confirmada por sequenciamento parcial do gene rRNA 16S. Alguns estudos têm demonstrado que a pesquisa do DNA por PCR em tempo real tem sensibilidade igual ou maior que aquela da cultura e permite o diagnóstico rápido, na fase aguda. A sorologia pareada, testando-se amostras de soro coletadas nas fases aguda e de convalescência é o teste com maior sensibilidade para o diagnóstico de leptospirose.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.