Cultura, para Leptospira, Vários Materiais

Outros nomes:
CULTURA LEPTOSPIRA
LEPTOSPIRA, CULTURA/ISOLAMENTO
LEPTOSPIROSE, CULTURA PARA LEPTOSPIRA
URINA, CULTURA PARA LEPTOSPIRA
WEILL, DOENCA DE, CULTURA PARA LEPTOSPIRA
CULTURA, PARA LEPTOSPIRA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 20 dias corridos às 18h

Orientações necessárias

- Este exame pode ser realizado em sangue ou em urina. - Para a coleta de urina, o cliente deve estar pelo menos há duas horas sem urinar e o volume mínimo necessário é de 20 mL. - No caso de urina colhida fora do Fleury, é preciso retirar previamente no Fleury as instruções impressas e o frasco com alcalinizante. - Há restrições para o horário de entrega nas unidades, sendo necessário consultar a Central de Atendimento ao Cliente. - No caso de uso prévio ou atual de antimicrobianos, o nome do medicamento precisa ser informado ao Fleury. O uso de antimicrobianos não impede a realização da cultura, mas, em algumas situações, pode interferir no resultado.

Processamento e adequação da amostra

- Se o material for sangue total, enviar a amostra em temperatura ambiente para a Setor de Microbiologia. - Se o material for urina, a distribuição deverá transferir a urina coletada para o frasco contendo 2 mL de solução de bicarbonato a 8,4%. Completar o volume até 20 mL. - Enviar refrigerada para o Setor de Microbiologia. Estabilidade da amostra: Sangue total: temperatura ambiente: 6 horas Urina alcalinizada: refrigerada (2-8 ºC): 12 horas

Método

- Cultura em meios seletivos de Fletcher, Stuart ou EMJH e identificação por microscopia de campo escuro e após coloração de Fontana Tribondeau.

Valor de referência

- Cultura negativa.

Interpretação e comentários

- Este exame é útil para o diagnóstico de leptospirose. O isolamento da leptospira em sangue necessita de meios específicos e incubação por, no mínimo, três semanas em temperatura adequada. A positividade desta cultura é maior durante a primeira semana da doença. Após esse período, no entanto, o material mais adequado para a cultura é a urina, que deve estar, de preferência, alcalina. A concentração de leptospiras na urina humana é baixa e sua eliminação pode ser intermitente. Para uma melhor avaliação diagnóstica, recomenda-se sempre a realização de sorologia para leptospirose.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822