Cultura, para Leptospira, Vários Materiais

Outros nomes:

CULTURA LEPTOSPIRA

LEPTOSPIRA, CULTURA/ISOLAMENTO

LEPTOSPIROSE, CULTURA PARA LEPTOSPIRA

URINA, CULTURA PARA LEPTOSPIRA

WEILL, DOENCA DE, CULTURA PARA LEPTOSPIRA

Cultura, para Leptospira

Orientações necessárias

- Este exame pode ser realizado em sangue ou em urina. - Para a coleta de urina, o cliente deve estar pelo menos há duas horas sem urinar e o volume mínimo necessário é de 20 mL. - No caso de urina colhida fora do Fleury, é preciso retirar previamente no Fleury as instruções impressas e o frasco com alcalinizante. - Há restrições para o horário de entrega nas unidades, sendo necessário consultar a Central de Atendimento ao Cliente. - No caso de uso prévio ou atual de antimicrobianos, o nome do medicamento precisa ser informado ao Fleury. O uso de antimicrobianos não impede a realização da cultura, mas, em algumas situações, pode interferir no resultado.

Processamento e adequação da amostra

- Se o material for sangue total, enviar a amostra em temperatura ambiente para a Setor de Microbiologia. - Se o material for urina, a distribuição deverá transferir a urina coletada para o frasco contendo 2 mL de solução de bicarbonato a 8,4%. Completar o volume até 20 mL. - Enviar refrigerada para o Setor de Microbiologia. Estabilidade da amostra: Sangue total: temperatura ambiente: 6 horas Urina alcalinizada: refrigerada (2-8 ºC): 12 horas

Método

- Cultura em meios seletivos de Fletcher, Stuart ou EMJH e identificação por microscopia de campo escuro e após coloração de Fontana Tribondeau.

Valor de referência

- Cultura negativa.

Interpretação e comentários

- Este exame é útil para o diagnóstico de leptospirose. O isolamento da leptospira em sangue necessita de meios específicos e incubação por, no mínimo, três semanas em temperatura adequada. A positividade desta cultura é maior durante a primeira semana da doença. Após esse período, no entanto, o material mais adequado para a cultura é a urina, que deve estar, de preferência, alcalina. A concentração de leptospiras na urina humana é baixa e sua eliminação pode ser intermitente. Para uma melhor avaliação diagnóstica, recomenda-se sempre a realização de sorologia para leptospirose.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.