Cultura, secreção uretral

Outros nomes:

BACTERIOLOGICO SECRECAO URETRAL

CULTURA SECRECAO URETRAL

SECRECAO URETRAL, BACTERIOLOGICO

URETRA, CULTURA SECRECAO

Cultura de secreção uretral masculina

Cultura para aeróbios em secreção uretral masculina

Orientações necessárias

- Para fazer este exame, o cliente precisa estar pelo menos há duas horas sem urinar. - No caso de uso prévio ou atual de antimicrobianos, deve ser informado o nome do medicamento. A administração de antimicrobianos não impede a realização da cultura, mas, em algumas situações, pode interferir no resultado. - As coletas de material genital masculino são realizadas de segunda a sábado das 7 às 12 horas, em todas as Unidades de Atendimento. - ATENÇÃO, na ausência do profissional de sexo masculino para coleta genital masculina, caso cliente aceite, podemos realizar a coleta com duas profissionais de sexo feminino. No período da tarde, de segunda a sexta, somente a Unidade Paraíso (até às 18 horas). Aos domingos e feriados, das 7 às 12 horas, somente na Unidade Paraíso. - No período da tarde, o exame é colhido de segunda a sexta-feira na Unidade República do Líbano I (até as 18 horas) .

Processamento e adequação da amostra

- Receber 1 swab de tampa laranja um frasco porta lâminas com 1 lâmina e um tubo de salina em saco plástico. - Enviar à seção, em temperatura ambiente. Estabilidade da amostra Temperatura ambiente: 12horas

Método

- Cultura em meios adequados para isolamento de diversos microrganismos. - Este exame não detecta a presença de determinados microrganismos, como Chlamydia, Mycoplasma e Ureaplasma, os quais necessitam pedidos específicos.

Valor de referência

- Presença de microrganismos considerados como pertencentes à microbiota normal da uretra. Se o exame de cultura de secreção uretral não revelar a presença de algum microrganismo relevante e no exame direto do material (bacterioscópico pelo método de Gram), mas houver presença aumentada de leucócitos, sugere-se pesquisa de outros agentes causadores de uretrite que não são diagnosticados neste exame (Chlamydia, Mycoplasma e Ureaplasma).

Interpretação e comentários

- O exame é útil no diagnóstico etiológico das uretrites e inclui rotineiramente a pesquisa de diversos microrganismos em meios especiais de cultura, até mesmo Neisseria gonorrhoeae, Gardnerella vaginalis e Candida spp. Os meios de cultura empregados permitem também o isolamento de diversos outros microrganismos, tais como enterobactérias, bacilos gram-negativos não-fermentadores, Streptococcus spp, Enterococcus spp e Staphylococcus spp. Este exame, no entanto, não pesquisa outros agentes causadores de uretrites, como Mycoplasma hominis, Ureaplasma urealyticum/parvum e Chlamydia trachomatis, os quais necessitam de métodos especiais e pedidos específicos do clínico. - Para uma melhor análise, é importante avaliar conjuntamente o resultado dos exames microscópico direto para a pesquisa de Trichomonas spp e do bacterioscópico pelo método de Gram, uma vez que tais recursos auxiliam a avaliação da microbiota local e de elementos celulares (leucócitos e eritrócitos).

Hospitais

- Enviar 1 swab de tampa laranja, 1 lâmina em frasco porta lâminas em saco de plástico apropriado para a Seção de Microbiologia em temperatura ambiente. Plantão Noturno: - Manter o swab em temperatura ambiente - Na manhã encaminhar em temperatura ambiente em saco plástico tipo ZIP para a Seção de Microbiologia.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.