Curetagem, de canal endocervical

Outros nomes:
CTG DE CANAL ENDOCERVICAL

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 2 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h

Orientações necessárias

I - Critérios de realização - Em geral, este exame é feito juntamente com a colposcopia, somente mediante a apresentação de pedido médico. - O procedimento tem de ser realizado fora do período de sangramento menstrual. - Gestantes ou mulheres com suspeita de gravidez não podem ser submetidas à curetagem de canal endocervical. - Menores de 18 anos devem comparecer à unidade de atendimento acompanhadas de um adulto responsável. - No dia do procedimento, é necessário apresentar resultados de exames anteriores relacionados, como citologia oncótica (Papanicolaou), colposcopia e biópsia(s) de colo e respectivo(s) teste(s) anatomopatológico(s), caso não tenham sido realizados no Fleury. II - Tempo de duração - A parte médica da curetagem dura em torno de cinco a dez minutos. III - Cuidados após o exame - Uma vez que pode haver pequeno sangramento depois do exame, recomenda-se o uso de absorvente externo. - Nos dias que se seguem à curetagem, existe a possibilidade de ocorrer um corrimento de coloração acastanhada, assim como a eliminação de secreção grumosa via vaginal. - Durante um período mínimo de 48 horas, qualquer trauma local deve ser evitado, incluindo duchas vaginais e relações sexuais, bem como exercícios físicos intensos (academia, musculação, corrida e bicicleta, entre outros). Essas medidas geralmente bastam para controlar os sintomas descritos anteriormente, dispensando outros cuidados. - Em caso de dúvida, a cliente deve entrar em contato com o Fleury pela Central de Atendimento ao Cliente, no telefone 3179-0822 (da Grande São Paulo) ou no 0800-704-0822 (de outras localidades), para receber as devidas orientações e tomar as providências adequadas. IV- Observação: - Para este exame, além do procedimento de curetagem, também é efetuada e cobrada a análise do material obtido no procedimento, ou seja, o estudo anatomopatológico.

Principais indicações

- Alteração da Citologia Oncótica: células glandulares atípicas de significado indeterminado, possivelmente não neoplásicas ou em que não se pode excluir lesão intraepitelial de alto grau; células escamosas atípicas de significado indeterminado não podendo excluir lesão intraepitelial de alto grau. Casos de discrepância citocolposcópica.

Regiões estudadas

- células do canal endocervical.

Método

- São retirados pequenos fragmentos do canal endocervical através de curetagem do canal com cureta de NOVAK , sob visão colposcópica.

Interpretação e comentários

- A curetagem de canal endocervical está indicada para complementar a investigação de casos de citologia oncótica alterada com diagnóstico de células glandulares atípicas de significado indeterminado, possivelmente não neoplásicas, ou nos quais não se pode excluir lesão intraepitelial de alto grau. Da mesma forma, tem utilidade em pacientes com diagnóstico de células escamosas atípicas de significado indeterminado, mas sem possibilidade de afastar a hipótese de lesão intraepitelial de alto grau, e ainda em casos de discrepância citocolposcópica. - Apesar da baixa prevalência de células glandulares atípicas, esse diagnóstico é muito importante pela alta frequência de sua associação com alterações neoplásicas, como a neoplasia intraepitelial escamosa, o adenocarcinoma in situ e o adenocarcinoma invasor de colo e do endométrio, e, mais raramente, com as neoplasias extrauterinas.

Processamento e adequação da amostra

- Enviar o material, em temperatura ambiente, e questionário para o setor técnico.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822