D-Xilose, Prova de Absorção, plasma

Outros nomes:
D XILOSE, PROVA DE ABSORCAO DE
PROVA DE ABSORCAO DA D-XILOSE
XILOSE, PROVA DE ABSORCAO DA D-
XILOSEMIA, PROVA DE ABSORCAO DE D XILOSE
D-XILOSE, PROVA DE ABSORÇÃO NO PLASMA
TESTE DE D XILOSE, SANGUE

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

I - Fases do exame e tempo de duração - Trata-se de uma prova de absorção, na qual o cliente ingere xilose e faz a sua dosagem no sangue após um período de 60 minutos. II - Preparo - O cliente não deve receber laxante 24 horas antes do início do exame. Atenção: - A prova terá de ser novamente agendada se a pessoa apresentar diarréia nos dois dias que a antecedem ou no dia de sua realização. - Se forem solicitadas mais de um prova de absorção (lactose, sacarose e/ou xilose), estas provas poderão ser agendadas em qualquer ordem, desde que sejam marcadas com, no mínimo, 2 dias de intervalo entre qualquer uma delas. Entretanto, caso haja diarréia após a realização de qualquer uma delas, deve-se cancelar as demais e remarcá-las somente após 3 dias de cessado o quadro diarréico.

Processamento e adequação da amostra

- Conferir os horários e os períodos de coleta; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Aliquotar 1 mL de plasma em tubo plástico, sem aditivo. - Volume mínimo: 0,5 mL. - Enviar à seção refrigerado - Enviar material ao setor até as 19 horas, pois o material tem que ser processado no mesmo dia. Unidade Brasília - Aliquotar 1 mL de plasma, - Enviar refrigerado.

Método

- Enzimático.

Valor de referência

- Crianças até 12 anos: superior a 30 mg/dL - Adultos: superior a 25 mg/dL

Interpretação e comentários

- O teste é útil no diagnóstico diferencial das síndromes de má absorção intestinal e pancreática. A D-xilose é um açúcar cuja absorção depende somente da integridade da parede intestinal. Assim, valores diminuídos são encontrados nas doenças que cursam com lesão da mucosa intestinal, como doença celíaca - Os valores de referência foram estabelecidos para amostras colhidas 60 minutos após a ingestão de quantidade pré-determinada de D-xilose. Mudanças no tempo de coleta desta amostra ou da quantidade de D-xilose administrada vão comprometer a interpretação deste exame e por isto não são recomendados. Não deve ser feita amostra basal, pois a D-xilose não está presente na dieta.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822