Dehidroepiandrosterona, após estímulo com ACTH, soro

Outros nomes:
ADRENAL, DÉFICIT DE SÍNTESE, DHA APÓS ACTH
ADRENAL, DEHIDROEPIANDROSTERONA APÓS ACTH
DEFEITO DE SÍNTESE ADRENAL, DHA APÓS ACTH
DEHIDROEPIANDROSTERONA, APÓS CORTROSINA
DEHIDROEPIANDROSTERONA, TESTE PÓS ACTH
DHA, TESTE DE ESTÍMULO COM ACTH
DHA, TESTE DE ESTÍIMULO COM CORTROSINA
DEFEITO DA 3 BETA HIDROXIDESIDROGENASE
DHEA APOS O ESTIMULO COM ACTH
DHEA, TESTE DE ESTIMULO COM ACTH
DHEA APOS O ESTIMULO COM CORTROSINA
DHEA, TESTE DE ESTIMULO COM CORTROSINA, SORO

Jejum

Até 3 anos de idade jejum mínimo necessário de 3 horas

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 15 dias corridos às 18h

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - O cliente deverá adquirir, por conta própria, e trazer ao Fleury no dia do exame, uma ampola de ACTH sintético (Synacthen, Cortrosyn ou similar), na apresentação 250 ug i.m./e.v. - Este medicamento não é vendido em farmácias, deve ser adquirido em empresas especializadas em importação de medicamentos. - A duração padrão do teste é de 60 minutos ou conforme solicitação médica. - Algumas pessoas podem apresentar, por alguns segundos, náuseas e calor no rosto logo após a administração da medicação. - Por determinação da Agência de Vigilância Sanitária, estabelecida no Decreto n° 79094/77, o Fleury não dispõe do medicamento importado que é utilizado neste exame. Essa restrição abrange medicamentos importados que ainda não contam com o registro na ANVISA, que, por outro lado, permite a pessoas físicas realizarem importação desses produtos, desde que sejam destinados a uso próprio, mediante prescrição médica. Portanto, o cliente deve solicitar ao seu médico a orientação e a prescrição para compra do medicamento. II - Critérios de realização - Este exame é realizado somente com solicitação médica. - Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um adulto responsável. - A coleta deve ser feita preferencialmente até duas horas após o horário habitual de acordar. - É necessário informar os nomes dos medicamentos utilizados nos últimos 30 dias, em especial corticóides. - Menores de 5 anos de idade deverão realizar apenas na unidade do Paraíso e deverá haver um contato com assessoria da endocrinologia - Dose de ACTH sintético (Synachten ou Cortrosyn) em crianças menores de 5 anos, deverá ser de acordo com superfície corporal (250mcg/1,73 m2) ou de acordo com pedido médico. - Dose de ACTH sintético (Synachten ou Cortrosyn) em crianças entre 5 e 7 anos, deverá ser a dose de synachten 125 mcg ou de acordo com pedido médico. - Dose de ACTH sintético (Synachten ou Cortrosyn) acima de 7 anos de idade, dose de synachten 250 mcg ou de acordo com pedido médico.

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - NÃO ALIQUOTAR - Enviar à seção, em temperatura refrigerado. . - Volume mínimo de soro: 0,7 mL (para cada amostra) Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 1 dia; Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias; Congelada (-20 ºC): 2 anos

Método

- Cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas em tandem.

Valor de referência

Crianças pré-púberes maiores de 1 ano : até 170 ng/dL (até 5,9 nmol/L) Adolescentes e adultos até 30 anos : 240 a 1200 ng/dL(8,3 a 41,7 nmol/L) Acima de 31 anos :120 a 870 ng/dL (4,2 a 30,2 nmol/L) Após ACTH: esperado incremento de 2 vezes o valor basal.

Interpretação e comentários

- O teste de estímulo com ACTH diagnostica casos de hiperplasia adrenal caracterizados por hiperandrogenismo decorrente de deficiências enzimáticas na síntese de esteróides. - A Dehidroepiandrosterona (DHA ou DHEA) é um esteróide de origem quase que exclusivamente adrenal, que tem, como seu principal metabólito, o sulfato de Dehidroepiandrosterona (DHEA-S). Um aumento dos níveis séricos de DHEA representa um bom marcador da produção exagerada de andrógenos pelas adrenais. Pelo fato de apresentar meia-vida mais curta que o DHEA-S, a Dehidroepiandrosterona pode ser usada para avaliar respostas agudas da adrenal a estímulo ou depressão. Muitas mulheres portadoras de hirsutismo apresentam defeitos leves na esteroidogênese adrenal. Tais falhas muitas vezes se mostram apenas por meio de testes de estímulo com ACTH. Um desses defeitos é o da enzima 3-beta-hidroxidelta-5-deidrogenase, que pode ser evidenciado por uma resposta exagerada da DHEA ao estímulo. - Durante o teste, após a administração da medicação, podem ocorrer alguns efeitos colaterais, que costumam ser observados em 42% das pessoas que recebem o estímulo com ACTH. Entre os mais comuns estão a náusea (18%) e o calor no rosto (18%).

Jejum

Acima de 3 anos de idade jejum mínimo necessário de 8 horas

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 30 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822